Programa coleta lâmpadas e promove destinação correta

Conforme Reciclus, qualquer pessoa pode realizar o descarte nos pontos de troca, sem a obrigatoriedade de consumo nos estabelecimentos

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 11/08/2018
Horário 05:54
José Reis - Reciclus prevê que até o fim do ano até 40 mil lâmpadas sejam coletadas
José Reis - Reciclus prevê que até o fim do ano até 40 mil lâmpadas sejam coletadas

O descarte de lâmpadas fluorescentes por muito tempo foi um incógnita na cabeça dos prudentinos. No entanto, para coletar e dar uma destinação ambientalmente correta para este resíduo, começou a funcionar em Presidente Prudente o Programa Reciclus, que atua em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Trata-se de uma organização civil sem fins lucrativos, criada pelos principais produtores e importadores de lâmpadas, para atuar como entidade gestora do processo, seguindo um modelo de operação autossustentável. 

As lâmpadas que podem participar do programa são as de uso doméstico, como: fluorescentes compactas e tubulares; de vapor de mercúrio, sódio ou metálico; e luz mista. Qualquer pessoa pode realizar o descarte nos pontos de troca, sem a obrigatoriedade de consumo nos estabelecimentos. Além disso, não há quantidade limite para o descarte, desde que as lâmpadas sigam as características estabelecidas.

Presidente Prudente possui cinco pontos de coleta. O administrador de um dos locais, Fernando Santello Bertaco, declara que teve interesse em aderir ao programa, a fim de diferenciar a sua empresa no mercado local. “Por enquanto, não tem havido muita procura, mas acredito que com o tempo isso melhore. Os tipos que as pessoas mais descartam são as lâmpadas tubulares”, explica.

De acordo o artigo 3 ,da Lei Federal 12.305/10 de Política Nacional de Resíduos Sólidos, a logística reversa consiste em um “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento. Em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Destinação e descontaminação

Após a coleta, as lâmpadas são armazenadas em locais adequados, e logo após são encaminhadas para a descontaminação e reusos dos componentes. O processo de separação trabalha com uma tecnologia avançada, sob circunstâncias especiais e ambiente controlado. Esses cuidados são necessários para que não haja a contaminação do ambiente e das pessoas que operam os equipamentos.

Em geral, são separados os componentes de metal, como: terminais de alumínio, soquetes e estruturas metálicas. Os vidros também são separados, assim como o pós-fosfórico, que são contidos no interior da lâmpada, e principalmente o mercúrio, que é extraído e recuperado em seu estado líquido elementar.

É possível utilizar os resíduos na fabricação de vários outros produtos: vidros na produção de novos vidros para uso não alimentar; pinos de latão, que podem ser fundidos e utilizados para produção de novos materiais; e pó-fosfórico que, uma vez livre do mercúrio, pode ser reutilizado em fábricas de cimento ou asfalto.

Sobre a Reciclus

A Reciclus é uma associação sem fins lucrativos que reúne os principais produtores e importadores de lâmpadas do Brasil desde 2015, com o objetivo de promover o sistema de logística reversa. Atualmente conta com 74 empresas associadas, com mais de 800 pontos em todo o Brasil. De acordo com o gestor da Reciclus, Willian Gutierrez, o programa disponibiliza coletores de forma gratuita para os estabelecimentos interessados, através de um contrato de parceria gratuita. “Quando o ponto de coleta atinge a capacidade de lotação, a empresa entra em contato com o programa, para fazermos o recolhimento das lâmpadas”, explica.

A Reciclus prevê a coleta de até 40 mil lâmpadas até o fim do ano. O objetivo é envolver toda a sociedade e a cadeia produtiva em um grande movimento estruturado de coleta de lâmpadas ao final de seu ciclo de vida e realizar a sua destinação final ambientalmente adequada. Willian diz que o programa tem enfrentado dificuldades de conseguir estabelecimentos comerciais para se associar. “A demanda não tem sido tão grande. A meta do acordo setorial são 23 pontos em Prudente até o fim do ano. Porém, ainda estamos com somente cinco”, comenta.

SAIBA MAIS

Willian orienta aos clientes que se depararem com a situação em que o empresário imponha alguma restrição ou controle para receber as lâmpadas, que entrem em contato com o Programa Reciclus, pelo telefone (11) 5083-0201, ou pelo email reciclus@reciclus.org.br, para realizar uma denúncia. O gestor ainda salienta que o estabelecimento que obtiver tal reclamação deixará de ser ponto de coleta do programa, repassando o coletor a outro local comercial.

Publicidade

Veja também