Programa do Senac colabora para preparação e inclusão de jovens no mercado de trabalho

Iniciativa do Senac busca conectar pessoas entre 14 e 24 anos com empresas dispostas a contribuir para sua formação profissional

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 23/05/2022
Horário 15:01
Foto: Agência Brasil
Iniciativa oferece capacitação, propõe contrato formal e concede salário proporcional à carga horária trabalhada
Iniciativa oferece capacitação, propõe contrato formal e concede salário proporcional à carga horária trabalhada

Uma importante ferramenta para reverter a realidade do trabalho infantil é a educação, com ênfase na aprendizagem profissional, que permite que jovens e adolescentes entre 14 e 24 anos sejam inseridos no mercado de trabalho de maneira adequada e dentro da lei.

No Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Presidente Prudente, o programa "Senac de Aprendizagem" desempenha esse papel de conectar jovens em busca de oportunidades com empresas dispostas a contribuir para a formação profissional. Durante os 18 meses de duração do curso, o aluno tem um desenvolvimento integral, com a construção de competências necessárias para o perfil dos profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar nas mais diversas áreas do comércio de bens e serviços.

A iniciativa oferece capacitação teórica e prática concomitantemente, propõe um contrato formal e um salário proporcional à carga horária trabalhada. “O aluno qualificado nos cursos do programa 'Senac de Aprendizagem', além de ter como marcas formativas domínio técnico-científico, visão crítica e atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas, destaca-se também pelo protagonismo juvenil, social e econômico, características específicas do programa”, afirma Leandro Freitas da Costa, coordenador da área de aprendizagem do Senac de Prudente.

Benefícios para empresas

A participação no programa "Senac de Aprendizagem" para empresas dos setores de comércio de bens, serviços e turismo contribuintes do Senac é gratuita e traz uma série de vantagens como benefícios fiscais e o impacto positivo sobre a imagem das empresas que promovem inclusão social.

A gratuidade também se estende para instituições sem fins lucrativos, voltadas à filantropia e beneficência. Podem participar do programa órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, como MPT (Ministério Público do Trabalho), Ministério do Trabalho e Previdência, Tribunais de Justiça, prefeituras, hospitais públicos e órgãos ligados a eles que ofereçam atendimentos gratuitos à população.

Como participar

Para participar do programa "Senac de Aprendizagem", os jovens devem estar frequentando a escola regular ou já terem concluído o ensino médio. Os alunos não podem interromper os estudos no período da capacitação. Os interessados devem procurar pelas empresas parceiras, já que o Senac não faz a contratação direta do jovem.

Várias empresas postam vagas para aprendizes no portal do próprio Senac. Basta acessar o link sp.senac.br/jovem-aprendiz-aluno, criar um login, clicar em "Oportunidades externas" e, em seguida, em vagas de jovem aprendiz. Outra opção é pelo aplicativo TAQE. Para mais informações, acesse o site www.taqe.com.br/senac.

As empresas que estiverem interessadas em participar do programa "Senac de Aprendizagem" devem entrar em contato com o Senac de Prudente para saber mais sobre a parceria. O cadastro pode ser realizado por meio do Portal Senac (www.sp.senac.br/aprendizagem).

Publicidade

Veja também