A unidade de Presidente Prudente do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) desenvolve o Programa Educação para o Trabalho – Trampolim. A iniciativa se trata de uma capacitação gratuita que oferece formação básica profissional para alunos com déficit intelectual e em situação de vulnerabilidade social. A próxima turma começa as aulas no dia 6 de fevereiro.
O programa, que faz parte da política de responsabilidade social do Senac, tem o objetivo de contribuir para a inclusão destas pessoas, ampliando sua capacidade de gerir a própria vida e de se relacionar, a fim de favorecer a convivência, geração de renda e inserção no mundo do trabalho. A capacitação proporciona ao aluno, além da inserção profissional e inclusão social, a independência para conduzir melhor a sua própria vida.
O Trampolim faz parte do Programa Senac de Gratuidade. Para participar é preciso ter, entre os pré-requisitos, no mínimo 16 anos, possuir vínculo com instituições especializadas em deficiência intelectual e autonomia para lidar com suas necessidades básicas de higiene e para frequentar as aulas.