Programa leva inclusão digital (e social) ao campo e à cidade

Cristiano Machado

COLUNA - Cristiano Machado

Data 30/10/2025
Horário 07:09
Foto: Divulgação
Ao todo, 680 mil famílias estão aptas a solicitar a nova parabólica digital gratuita nas três fases do programa; trabalho será realizado em 323 cidades de 16 Estados até abril de 2026
Ao todo, 680 mil famílias estão aptas a solicitar a nova parabólica digital gratuita nas três fases do programa; trabalho será realizado em 323 cidades de 16 Estados até abril de 2026

Uma ação tem levado inclusão digital (e também social) por várias partes do Brasil, tanto na zona rural, como na cidade. É o programa Brasil Antenado, que contemplará, de forma faseada, 323 cidades, em 16 Estados, até abril de 2026. A ação visa garantir o direito à informação e ao entretenimento por meio da TV aberta, com som e imagem em alta definição, maior estabilidade de sinal e uma grade com até 100 canais gratuitos. São mais de 680 mil famílias aptas a solicitar a nova parabólica digital gratuita nas três fases do programa.
O programa Brasil Antenado, iniciativa do MCom (Ministério das Comunicações) e da Anatel, executada pela EAF (Entidade Administradora da Faixa), beneficia famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) aptas a agendar a instalação da nova antena parabólica digital gratuitamente.
O programa foi concebido para ampliar o alcance da televisão gratuita, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente, promovendo assim inclusão social. “O objetivo do Brasil Antenado é garantir que todas as famílias brasileiras tenham acesso à informação de qualidade, entendida como um direito fundamental. É uma política pública para a redução de desigualdades, aproximando os cidadãos brasileiros de conteúdos educativos, culturais e jornalísticos“, explica o CEO da EAF, Leandro Guerra.
Confira os detalhes no www.norteagropecuario.com.br 

O agendamento 
As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital. É preciso ter um aparelho de televisão que pode, inclusive, ser dos modelos mais antigos.

A caravana 
A Caravana Brasil Antenado, iniciativa que leva atendimento presencial sobre o programa, seguirá percorrendo todos os Estados participantes do programa. O veículo permanece um dia em cada município, oferecendo demonstrações práticas do uso da parabólica digital e orientações para o agendamento do equipamento.
Quando passar por todas as cidades, a caravana terá percorrido mais de 95 mil km em 16 Estados brasileiros. É o suficiente para dar mais de duas voltas ao redor do planeta Terra.
A caravana conta com o apoio das prefeituras, dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e de lideranças locais para alcançar as famílias aptas.
 
Cinema itinerante
Outra iniciativa que busca orientar as famílias aptas sobre o programa Brasil Antenado é o cinema itinerante gratuito. A iniciativa transforma praças e espaços públicos em grandes salas de cinema a céu aberto, combinando lazer e informação. O projeto tem como objetivo entreter as famílias e comunicar, de forma lúdica e interativa, como os beneficiários do CadÚnico podem receber gratuitamente um kit com a nova parabólica digital.

Brasil Antenado
O programa foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.

Divulgação

CEO da EAF, Leandro Guerra: “É uma política pública para a redução de desigualdades” 

Publicidade

Veja também