Programação do #Seja Gentil segue com projeto Leitura Dramática

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 27/04/2016
Horário 10:19
Nesta quinta-feira, às 15h, ocorre mais uma edição do projeto Leitura Dramática, da Biblioteca Municipal de Presidente Prudente, desta vez fazendo parte da programação do Movimento de Mobilização Social #Seja Gentil, uma idealização do Colégio Braga Mello. O texto será lido por alunos do Núcleo de Formação Teatral da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), no Infocentro Juca Macedo, no Centro Cultural Matarazzo.

De acordo com o diretor de teatro e produtor cultural Denílson Biguete, o projeto Leituras Dramáticas ocorre duas vezes ao mês e trata-se exatamente da "leitura" de uma série de textos literários e dramatúrgicos com abordagem sobre vários temas. "Podem ser de cunho literário, um conto, uma crônica, uma cena ou esquete de teatro por meio de uma leitura dramatizada. Seu objetivo é divulgar o acervo da biblioteca, falamos da importância da leitura e instigamos as pessoas de uma outra forma a prender a atenção delas com as nuances, o colorido, a acentuação, as intenções, tudo que está implícito no texto", explica o produtor.

Jornal O Imparcial Projeto ocorre no Matarazzo e as pessoas são convidadas a prestarem atenção no que é lido

E segundo ele, aproveitando a mobilização do projeto #Seja Gentil, na verdade ainda não escolheram os textos, mas serão aqueles que trabalham essa idéia do humano. "Pensamos em Clarice Lispector, Caio Fernando Abreu e Rubem Alves. Provavelmente será um texto deste último", adianta o diretor.

 

Estratégia


Segundo Denílson, a ação acontece dentro do Infocentro, área onde as pessoas estão acessando a internet e fazendo cursos de tecnologia, exatamente por ter o objetivo de mostrar a elas o quanto ficam tanto tempo inseridas nessas questões da internet. "Pressupõe certa desumanização, ficamos técnicos demais. Então entramos no espaço e interrompemos o que estão fazendo criando até um certo impacto e os convidamos a se fixarem em nós durante cerca de cinco minutos", salienta.

 

#Seja Gentil

Dentro da campanha, estão previstas até o dia 17 de junho pelo menos 200 ações na cidade, que inclui desde educação no trânsito, até dança circular, música com coral dos servidores públicos municipais, fórum, teatro, passeios ciclísticos e intervenções em espaços públicos. A campanha de mobilização social #Seja Gentil tem parceria da Prefeitura e apoio do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) e da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
Publicidade

Veja também