Projeto atende 2,2 mil alunos com testes de acuidade visual em Prudente durante 2023

Deste total, 606 passaram por consultas no Banco de Olhos, 323 precisaram usar óculos, doados pelo Lions Clube Centenário, e 112 necessitaram de exames de topografia

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 08/01/2024
Horário 16:33
Foto: Luiz Saint'Clair
Aplicação de teste de acuidade visual é feita nas escolas estaduais
Aplicação de teste de acuidade visual é feita nas escolas estaduais

O Banco de Olhos “Maria Sesti Barbosa”, da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, e o Lions Clube Centenário divulgaram o balanço de 2023 do projeto "Saúde Visual do Escolar", mantido em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) por meio da Faculdade de Medicina e junto à Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária). Foram atendidos 2.262 alunos do 6º ano do ensino fundamental nas 26 escolas estaduais de Prudente contempladas pelo projeto.

Os atendimentos foram feitos por estudantes de Medicina, orientados e acompanhados por professores. Destes, 606 passaram por consultas no Banco de Olhos, 323 precisaram usar óculos e 112 necessitaram de exames de topografia.

A assistente social do Banco de Olhos, Fátima Rota, conta que este ano foram atendidos em consultas 70 alunos da rede pública municipal, dos quais 19 precisaram usar óculos, e um aluno, com suspeita de ceratocone, que passou a ser acompanhado pelo médico Edson Rikio Fudo, que contribui com o projeto voluntariamente.

No acumulado desde 2010, são 28.487 alunos que passaram por testes de acuidade visual, sendo que 2.261 precisaram usar óculos e 236 recebem acompanhamento médico, dentre os 5.149 que foram encaminhados para consultas. Os óculos são doados pelo Lions Clube Centenário.

Ao longo dos 14 anos da iniciativa, os depoimentos de diretores escolares e professores se repetem, afirmando que os alunos que passam a usar óculos ganham melhores condições de aprendizado, com a facilitação da leitura de livros, apostilas, plataformas digitais e do que é exposto na lousa durante as aulas.

Publicidade

Veja também