Projeto Camerata sobe ao palco do César Cava

Da região Centro-Oeste, a Orquestra de Câmara apresenta “Trem Do Pantanal" (Almir Sater), “Triste Berrante" (Adauto Santos) e “Chalana" de Mário Zan e Arlindo Pinto.

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 03/07/2013
Horário 11:14
 

Já somados 17 anos de trabalhos brilhantes com a música, o Projeto Camerata apresenta nesta noite, às 20h, no Teatro César Cava, mais um belíssimo espetáculo: o 19º Encontro de Instrumentistas de Presidente Prudente e Região. Segundo a professora de música, Rejane Felippe Martinez, o evento - que já está com convites esgotados - faz parte da história da escola, que o realiza semestralmente como uma apresentação pedagógica dos trabalhos executados pelos alunos.

E este ela confessa que tem um gostinho ainda mais especial: além de se apresentarem primeira vez no local, abrirão, com a apresentação de hoje, através do convite da Secretaria de Turismo (SeTur), o 1º Festival de Inverno da cidade. "Ficamos lisonjeados com o convite. Pela forma como foi feito pelo secretário demonstrando apreço e reconhecimento por nosso trabalho. Na abertura do evento ontem , um dos nossos grupos, Orquestra de Câmara do Oeste Paulista , esteve lá regido pelo maestro Luizão", destaca.

Para a apresentação desta quarta-feira, com o tema "Música nas regiões do Brasil", estarão no palco cerca de 60 alunos (instrumentistas) de 4 anos a 70 anos, que mostrarão um repertório composto de músicas brasileiras, de todas as regiões do País, com a regência de Luiz Antonio Peres Filho, o Luizão; arranjos de Rafael Marinho e Rejane Martinez; e músicos convidados Marinho (violão e viola), Eduardo Santos (percussão) e Emerson Barbosa no acordeon. Fernando Almeida está na edição de som e imagem.

 

Repertório


Começando pela região Norte, do compositor Cláudio Santoro, "Mini Concerto Grosso" (Allegro/Adágio/Allegro), com o grupo Camerata de Cordas; ritmos da região Norte, com o Grupo de Percussão; "Uirapuru", folclore, com a Orquestra Infantil; apresentação pedagógica com a Orquestra Infantil e professor Luizão; "Vermelho", regional, também com a Orquestra Infantil.

Representando a região Nordeste, "Meu Galinho" (folclore), com o grupo Chocolate Quente; apresentação pedagógica e "Bota O Navio No Mar" (folclore) com a mesma turma; de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, "Asa Branca", com a Orquestra de Câmara.

Da região Centro-Oeste, a Orquestra de Câmara apresenta "Trem Do Pantanal" (Almir Sater), "Triste Berrante" (Adauto Santos) e "Chalana" de Mário Zan e Arlindo Pinto.

O Camerata de Cordas lembra a região Sudeste com Zequinha de Abreu, em "Branca"; Heitor Villa Lobos, em "Melodia Sentimental"; e "Mourão", de Guerra Peixe.

Finalizando, vem a região Sul, com Renato Borghetti em "Milonga para as Missões"; Berenice Azambuja e Gildo Campos, com "É Disso Que o Velho Gosta"; e Ramon Rios, com "Mercedita", pela Orquestra de Câmara.

 

Iniciativa


O Projeto Camerata atua desde 1996, idealizado pelo professor Luiz Antônio Perez Filho (Luizão), que tinha o desejo de criar cultura musical voltada para formação de orquestra, ainda inexistente em Prudente. Tem como objetivos descobrir novos talentos e estimular o gosto e o prazer desde as crianças em estudar um instrumento, aprendendo a apreciar a arte musical.

Segundo Martinez, a escola conta atualmente com cerca de 130 alunos a partir dos 3 anos, em grupos como: Camerata de Cordas; Camerata de Violino - Grupo de Elite; Grupo de Flautas e Grupo de Percussão; Quinteto de Cordas Paulo Bosísio; Quarteto de Cordas Professor Luizão; Orquestra Infantil; Orquestra de Cordas; Orquestra de Câmara do Oeste Paulista (Ocop); Orquestra de Câmara (OCA); Música de Câmara; Grupo Suzuki; Grupo de Violino Chocolate Quente.

Conforme a professora, o projeto particular se mantém com recursos próprios, obtidos de apresentações, parcerias e contribuições de colaboradores, o que permite a continuidade de investindo na formação dos músicos, aquisição de novos instrumentos e cursos de aperfeiçoamento para professores e alunos.

 

Cursos


O projeto é composto atualmente por 60% dos cursos com instrumentos de cordas, como o violino, violoncelo, viola de arco e contrabaixo. "Especialmente o violino, trabalhado pelo método Suzuki, reconhecido mundialmente, por proporcionar às crianças não só o conhecimento musical, mas também o gosto pela mesma", destaca. Os demais são piano, teclado, bateria, flauta transversal e teoria musical.

 
Publicidade

Veja também