Projeto cria prêmio municipal “Práticas que Inspiram” voltado a profissionais da educação de PP

Com objetivo de reconhecer, valorizar e recompensar iniciativas, evento será realizado anualmente e entregará valores que vão de 1 a 3 salários mínimos

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 14/10/2025
Horário 10:55
Foto: Câmara Municipal de Presidente Prudente
Proposta do Poder Executivo foi deliberada pelos vereadores na sessão desta segunda-feira
Proposta do Poder Executivo foi deliberada pelos vereadores na sessão desta segunda-feira

O Projeto de Lei 255/19, de autoria do Poder Executivo, que cria, no âmbito da rede municipal de ensino de Presidente Prudente, o prêmio “Práticas que Inspiram”, com o objetivo de reconhecer, valorizar e recompensar iniciativas desenvolvidas por profissionais da educação, foi aprovado em primeira e segunda discussões pelos vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente, na sessão ordinária desta segunda-feira. 

O evento ocorrerá anualmente e premiará os profissionais da educação, em quatro categorias, com três salários mínimos para o primeiro colocado, dois salários mínimos para o segundo lugar, e um salário mínimo para o terceiro melhor trabalho.

Os interessados deverão fazer parte da rede municipal de ensino, das escolas de gestão compartilhada ou filantrópicas, que atuem em colaboração com a educação municipal, e poderão participar nas seguintes categorias: professores que atuam na Educação Infantil; no Ensino Fundamental; gestores escolares: diretores, vice-diretores e orientadores pedagógicos; ou educadores infantis.

Segundo a proposta do prefeito Milton Carlos de Mello, o Tupã (Republicanos), os critérios para seleção e premiação das práticas educativas serão estabelecidos em edital específico, a ser publicado no prazo máximo de 90 dias após a sanção da lei e no primeiro semestre dos próximos anos. 

Ao solicitar a aprovação do projeto, o prefeito argumentou que a valorização do trabalho dos profissionais da educação “é um pilar essencial para a construção de uma educação pública de qualidade e transformadora”. “No cenário educacional contemporâneo, a importância dos profissionais da educação ultrapassa a mera transmissão de conteúdo. Professores, educadores e gestores escolares são agentes de mudança, inspiradores de futuras gerações e são fundamentais no desenvolvimento social e econômico de qualquer comunidade”, considera Tupã.

Critérios para premiação
As “Práticas que Inspiram” deverão contemplar, mas não se limitar, aos seguintes aspectos: envolvimento dos estudantes no processo; rigor na abordagem e desenvolvimento metodológicos; evidências de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes; além da qualidade dos registros e reflexões pedagógicas; bem como a articulação com o currículo vigente e demais diretrizes curriculares e pedagógicas da rede municipal de ensino, e a pertinência e inovação da proposta.

A seleção dos trabalhos a serem premiados será realizada por uma Comissão Avaliadora, a ser instituída anualmente pelo chefe da Secretaria Municipal de Educação, sendo que o Poder Executivo poderá firmar convênios, parcerias e acordos de cooperação com entidades públicas ou privadas, universidades, empresas e organizações da sociedade civil para a consecução dos objetivos do prêmio.

“Em Prudente, a dedicação desses profissionais, muitas vezes diante de desafios significativos, tem sido a força motriz por trás do aprendizado e do crescimento de nossos alunos. Este prêmio transcende a simples homenagem; ele representa um investimento estratégico em boas práticas educativas em nosso município e na própria base de nosso desenvolvimento. Ao reconhecer e valorizar as boas práticas educacionais, estamos, sobretudo, inspirando a excelência”, justificou o prefeito.
 

Publicidade

Veja também