Projeto da Sabesp passa a receber embalagens de remédios na região

Iniciativa já arrecadava lacres e tampinhas e agora inclui cartelas de plástico e alumínio; valor arrecadado com venda dos materiais é revertido ao Hospital de Esperança

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/07/2023
Horário 15:11
Foto: Freepik
Projeto agora recebe embalagens de remédios feitas de plástico e alumínio
Projeto agora recebe embalagens de remédios feitas de plástico e alumínio

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) ampliou o projeto "Lacres e Tampinhas de Esperança" e agora passa a coletar também blisters, que são as embalagens de remédios feitas de material plástico e alumínio. Os blisters são 100% recicláveis e podem se transformar em diferentes materiais, como revestimentos usados na construção civil.

Outra novidade é que, a partir de agora, a ONG (organização não governamental) Rede Amor e Esperança de Presidente Prudente – que já fazia a coleta e venda de blisters – passa a integrar o projeto com a Sabesp. A Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente) também é parceira na iniciativa, sendo responsável pela compactação e armazenamento do material.

O projeto "Lacres e Tampinhas de Esperança" teve início na Sabesp em 2021. Ao todo, 13,9 toneladas de materiais já foram encaminhadas para reciclagem, entre lacres de latinhas e tampas de plástico e de metal.   

A Sabesp conta com diversos parceiros na região, que atuam também como pontos de coleta, como unidades de saúde, restaurantes, bares, padarias e escolas.

O valor arrecadado com a venda dos recicláveis é revertido para o Hospital de Esperança, em Prudente, que atende gratuitamente pacientes oncológicos de toda a região. O projeto também estimula o descarte adequado dos resíduos por meio da separação de materiais recicláveis do lixo orgânico e, dessa forma, colabora com a preservação ambiental.  

Pontos de coleta

Toda a população pode colaborar com a iniciativa. A entrega dos materiais pode ser feita em qualquer unidade da Sabesp da região, que abrange 62 municípios: Adamantina, Anhumas, Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Álvaro de Carvalho, Arco Íris, Assis, Bastos, Borá, Caiabu, Cruzália, Echaporã, Emilianópolis, Estrela do Norte, Euclides da Cunha, Flora Rica, Flórida Paulista, Florínea, Gabriel Monteiro, Iacri, Inúbia Paulista, Lucélia, Lutécia, Luiziânia, Marabá Paulista, Maracaí, Mariápolis, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Nova Guataporanga, Oriente, Oscar Bressane, Osvaldo Cruz, Parapuã, Pedrinhas Paulista, Paraguaçu Paulista, Piacatu, Piquerobi, Pirapozinho, Platina, Pracinha, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Quatá, Queiroz, Quintana, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Rosana, Sagres, Santo Expedito, Salmourão, Sandovalina, Santa Mercedes, Santo Anastácio, Santópolis do Aguapeí, Taciba, Tarabai, Tarumã, Teodoro Sampaio e Tupã.

Também há pontos de coleta em entidades e empresas parceiras, como unidades de saúde, restaurantes, bares, padarias e escolas em toda a região. Empresas que tiverem interesse em firmar parceria com a Sabesp nesse projeto podem entrar em contato por meio do telefone 3904-8000. 

Publicidade

Veja também