Projeto de saúde visual atende 1.346 estudantes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/05/2016
Horário 10:07
O Projeto Saúde Visual do Escolar atendeu 59,52% mais estudantes nesta edição do que a edição do ano passado. Somente em 2016 foram atendidos 1.346 alunos do 6º ano do ensino fundamental, e no mesmo período ano passado foram atendidos 840 alunos. Neste primeiro semestre, a aplicação dos testes terminou ontem, mas as consultas médicas ainda terão mais 2 de 3 etapas, com a penúltima agendada para o dia 31 deste mês, e a última, dia 21 de junho, no Banco de Olhos.

O projeto é realizado em 12 escolas estaduais de Presidente Prudente, por iniciativa do Lions Clube Cinquentenário, e parceria da santa casa, do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, e Famepp (Faculdade de Medicina de Presidente Prudente) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), com o envolvimento da Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária).

Jornal O Imparcial Projeto Saúde Visual do Escolar atende alunos de Prudente

Após os testes de acuidade visual e de daltonismo, o número de alunos encaminhados para consulta médica saltou de 168 para 263; portanto, 56,54%. Para o Lions Clube Cinquentenário, que faz a doação de óculos, há um impacto econômico, mas, de acordo com o membro do clube e secretário do Banco de Olhos, voluntário José Laury Miskulin, o caixa suporta a elevação de custos, por conta das promoções que são prestigiadas pela comunidade e do convênio mantido com a Prefeitura.

"Os recursos têm sido suficientes, até pela expressiva contribuição da Unoeste, cuja participação, com a aplicação dos testes de acuidade visual, é fundamental. O maior volume de serviço é da universidade, prestado pelos estudantes de Medicina", afirma Miskulin.

No secundo semestre, o serviço será levado às escolas estaduais Antônio Fioravante de Menezes; Fátima Aparecida Costa Falcon; Clotilde Veiga de Barros; Oracy Matricardi; Celestina Campos de Toledo Teixeira; Maria Luiza Formozinho Ribeiro; Teófilo Gonzaga da Santa Cruz; Fernando Costa; Florivaldo Leal; Doutor José Foz; João Alfredo da Silva; Marietta Ferraz de Assumpção; e Maria Luiza Bastos. A assistente social do Banco de Olhos, Fátima Rota, irá definir o calendário juntamente com a Famepp e a Proext. A expectativa é também de um número maior de alunos, caso seja mantido o interesse de pais pelas escolas públicas, em momento de crise econômica.

 

Ações

Segundo o tesoureiro Antônio Salas Molina, a próxima promoção está agendada para domingo, com uma sardinhada na sede do clube. Será a partir das 12h. Os convites são vendidos por membros do clube de serviço e também poderão ser adquiridos na hora.

Conforme Miskulin, há muitos anos vem sendo feito o trabalho voltado para a saúde dos olhos. Inicialmente com as domadoras, designação que se dá às mulheres do clube. Porém, com a criação do Projeto Saúde Visual do Escolar em 2010, a inserção da Unoeste otimizou os serviços. "Houve melhora quantitativa e qualitativa, por meio de um serviço espetacular. Antes, as domadoras atendiam algumas poucas escolas da zona urbana. Agora, com os universitários, são atendidas as 25 escolas estaduais da cidade, incluindo quatro localizadas nos bairros rurais", comentam os dirigentes do Banco de Olhos.

 
Publicidade

Veja também