Projeto explica ciclo da água com uso de tecnologia

Atividades são desenvolvidas dentro de caminhão de 15 metros, que traz cinema de imersão e experiências de realidade virtual

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 06/12/2016
Horário 07:46


A carreta "Somos Água" chegou ontem a Presidente Prudente e oferece hoje, a partir das 8h, o segundo e último dia de atrações para a população em geral, especialmente às crianças e adolescentes. O projeto promovido pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é desenvolvido no interior de um caminhão de 15 metros e consiste em um circuito de quatro etapas, onde os participantes têm a oportunidade de expandir seus conhecimentos acerca do ciclo da água, o processo de produção da substância potável e como funciona a coleta e o tratamento de esgoto. O diferencial da ação encontra-se na forma como é conduzida: todas as atividades são fomentadas por meio do uso da tecnologia, que inclui cinema de imersão, jogos interativos e experiências de realidade virtual. Ao todo, 1,5 mil visitantes são esperados entre ontem e hoje.

Jornal O Imparcial Crianças aprenderam sobre produção de água potável

De acordo com os coordenadores do projeto, Wagner Alvarenga e Elisa Trindade, a primeira parada ocorre em uma sala de vídeo, onde os participantes assistem a um audiovisual de oito minutos que orienta sobre o ciclo da água na represa, desde a captação, passando pelo tratamento, até o momento que sai das torneiras. Em seguida, os espectadores são guiados a um laboratório que expõe, por meio de instrumentos e equipamentos utilizados por cientistas, o percurso da água na natureza.

O material simula o sol, que aquece a água, que, evaporada, vai para a atmosfera, é condensada e volta para o meio ambiente em forma de chuva. Ao lado, um microscópio exibe a amostra de um rio paulistano com a presença de água não tratada. "Muitas pessoas acham que o consumo de água não potável acarreta apenas em viroses, o que é um mito. Dados apontam que, anualmente, milhões de pessoas no mundo morrem por causa da ingestão de água em condições inadequadas", denota Elisa.

A carreta também traz exemplos de violações causadas em hidrômetros, com o objetivo de adulterar o consumo de água. Conforme Elisa, quem frauda não apenas comete crime como também compromete o abastecimento em todo o município, tendo em vista que, dependendo da irregularidade, a rede pública de água pode ser contaminada.

Após as instruções, os participantes são dirigidos a uma sala onde podem associar todo o conhecimento adquirido a jogos que combinam informação e interatividade em plataformas sensíveis ao toque. O primeiro estimula o jogador a encontrar todos os hidrômetros que apresentam algum tipo de fraude. Já no segundo, o participante tem que conectar as ligações subterrâneas de água, esgotos e águas pluviais. O terceiro, por sua vez, é o que mais chama a atenção: com um óculos de realidade virtual, o praticante é inserido em um espaço 3D onde pode fazer a limpeza de uma caixa d’água após ser esvaziada e acompanhar o sobrevoo a mananciais.

 

Visitantes


Na manhã de ontem, 13 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ineura Rodrigues entraram na carreta para participar das atividades. Os alunos Lucas Eduardo dos Santos, 10 anos, e Gledson Tauan Cisilo, 10 anos, adoraram o percurso, que intensificou o conteúdo já explorado em sala de aula. "Aprendi que as caixas d’água, por exemplo, devem ser limpas de seis em seis meses", salienta Gledson. A professora polivalente, Edlurdes da Silva Lopes, acompanhou as crianças e achou o projeto muito proveitoso. "Este é um tema sempre muito atual e bastante trabalhado nas escolas. Hoje , eles tiveram um contato diferente com o assunto e gostaram muito, porque o uso da tecnologia foi uma novidade", expõe.

 

SERVIÇO


A carreta é aberta para toda a população e atende hoje, das 8h às 17h, na Avenida 14 de Setembro, no Parque do Povo, ao lado do posto policial. Após o encerramento das atrações, o projeto, que, segundo Wagner, já percorreu mais de 40 cidades e foi acompanhado por cerca de 40 mil pessoas, segue para o município de Tupã (SP).

 
Publicidade

Veja também