Projeto Guri celebra 21 anos de ações no Teatro Paulo Roberto Lisboa, em PP

Alunos do Polo Regional de Presidente Prudente farão, hoje, uma apresentação especial aberta à comunidade, no Teatro Paulo Roberto Lisboa

VARIEDADES - Da Redação

Data 23/09/2016
Horário 10:20
 

Há 21 anos, o Projeto Guri– maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – promove a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o desenvolvimento humano de gerações em formação. Para festejar a data, os alunos do Polo Regional de Presidente Prudente de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarinete, trompete, trombone, percussão e o Grupo de Referência de Presidente Prudente – Orquestra Sinfônica farão uma apresentação especial aberta à comunidade, hoje, às 19h, no Teatro Paulo Roberto Lisboa.

Jornal O Imparcial Alunos encantam com violino, viola, violoncelo e outros instrumentos

Regidos pelo educador Francis Lúcio Auresco, os guris apresentarão as músicas "Sinfonietta", "Ouverture", "Batuque", "Dodô", entre outras. O evento será encerrado com a música "Amor e Ijexá", composta pelo cantor Zeca Baleiro, especialmente para os 21 anos do projeto.

Os presentes poderão conferir gratuitamente a exposição interativa e itinerante em homenagem aos 21 anos do Guri. A mostra é formada por cubos com fotos e textos de momentos marcantes da trajetória do projeto, como prêmios, discos, shows, espetáculos e atividades socioeducativas.

 

Projeto Guri

Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Mais de 49 mil alunos são atendidos por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Os cerca de 360 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação Casa, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da secretaria estadual que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 650 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

 

Amigos do Guri

A Amigos do Guri é uma organização social de cultura responsável, desde 2004, pela gestão do programa no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação Casa. Além do governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fumcad (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente).

São patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Grupo BB e Mapfre, Instituto CCR e CCR AutoBAn, Microsoft, Banco Votorantim, Duke Energy, ValGroup, EMS, Banco Safra, Capuani, CCR SPVias, Mercedes Benz, Supermecados Tauste, CODESP, Unimed Rio Preto, Grupo Maringa, Pinheiro Neto, Catho, Magazine Luiza, Cipatex, PPE Fios, Castelo Alimentos, Arteris, Grupo GR e Inforshop.

Vale lembrar que pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

 

Serviço

O Teatro Paulo Roberto Lisboa fica no Centro Cultural Matarazzo, localizado à Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, Presidente Prudente.

 

 
Publicidade

Veja também