Projeto incentiva leitura entre crianças

“Lê no Ninho", realizado no Centro Cultural Matarazzo, teve mais uma edição ontem; pais se encantaram com a iniciativa

PRUDENTE - VICTOR RODRIGUES

Data 05/03/2017
Horário 09:16
 

 

O projeto "Lê no Ninho", anteriormente intitulado "Bebelê", teve mais uma edição na manhã de ontem, na Biblioteca Infantil Benjamin Resende, do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. Os pais que levaram seus filhos estão encantados com a iniciativa. "A ideia é excelente e toda a dinâmica que é aplicada no programa é incentivadora. Temos que estimular a leitura nas crianças desde cedo. Quando chegar a temporada de vestibulares e concursos, leitura e redação não serão problemas para elas", comenta a nutricionista Gabriela Donha Veron, 32 anos, que participou da ação com seu filho, de 3 anos.

Jornal O Imparcial Iniciativa desperta o interesse dos pequenos pelos livros

O médico veterinário Valdemar Alberti Junior, 58 anos, também aproveitou o sábado de folga para levar seu neto. "A estrutura é muito boa. Este trabalho primário para incentivar a leitura é importante para o desenvolvimento da criança. As atividades estimulam os pequenos a terem um contato mais próximo com os livros e aprenderem letras. Além disso, dá o pontapé para que eles tenham facilidade em todo o processo de alfabetização e gosto por ler", frisa.

O projeto "Lê no Ninho" é destinado a crianças de 6 meses a 4 anos. Cada edição conta com uma programação de 45 minutos, que também envolve os pais. A edição de ontem teve um número menor de participantes que o comum, devido à semana do carnaval, mas a proposta chama a atenção de muitos pais e também das crianças. Trata-se de uma iniciativa da SP Leituras, que já ocorre em algumas bibliotecas da capital paulista.

Em 2016, dez bibliotecas do Estado foram contempladas com a ação e a biblioteca de Prudente está entre elas.

De acordo com o bibliotecário Murilo Tomiazi Misael, o objetivo é mostrar aos pais e cuidadores dos pequenos a importância do ato de ler, da interação com as histórias e os livros, e suas consequências positivas no desenvolvimento infantil.

A intenção é promover um local agradável, onde o contato com o livro represente uma situação de carinho entre o adulto e o bebê. O que se pretende é possibilitar um ambiente leitor, onde a interação possa ocorrer com qualidade entre eles. "Aqui eles fazem o primeiro contato com os livros, ouvem estórias e brincam. Há também a interação com a tecnologia, tablets que contam com aplicativos destinados à leitura", explica Murilo.

A biblioteca já organiza futuras edições. Mais informações podem ser obtidas pelo 3226-3399.

 
Publicidade

Veja também