Projeto Mulheres do Peito realiza média de 50 mamografias por dia

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 29/07/2016
Horário 11:30
 

O projeto Mulheres do Peito realizou cerca de 150 mamografias nesta semana, em Presidente Prudente, uma média de 50 atendimentos diários. De acordo com a supervisora do projeto, Lilian Lins Menezes, o programa tem boa adesão, e atende as expectativas, cujo plano de ação prevê o atendimento de 50 mulheres por dia, e 20 aos sábados. "Tendo em vista que começamos os atendimentos na terça-feira, podemos concluir que a primeira semana teve grande aceitação, com aprovação positiva, até porque facilita o acesso ao exame e o resultado sai mais rápido que os sistemas convencionais", comenta.

Jornal O Imparcial Lílian Menezes: "Projeto facilita acesso ao exame"

Estima-se que 1,2 mil exames sejam realizados neste período. Como a ação foi iniciada recentemente, os exames ainda não têm resultados, por enquanto.

O câncer de mama é a maior causa de morte por tumores em mulheres no Brasil e também em São Paulo.

A carreta-consultório do programa está instalada no estacionamento da Fundação Hospital Regional do Câncer e os atendimentos seguirão até o dia 24 de agosto, das 9h às 18, e aos sábados das 9h às 13h. O programa é uma ação da Secretaria de Saúde do Estado de São, em Prudente a pedido do município, que visa à ampliação do acesso e o incentivo às mulheres a realizarem os exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciativa tem como objetivo promover um rastreamento contínuo e organizado por meio de exames preventivos para detectar precocemente tumores malignos, inclusive em fases que a mulher não apresenta nenhum sintoma. "A repercussão é tão positiva, que o município já nos pediu verificar a possibilidade de prorrogação. Mas como existe um cronograma pronto até 2017, dificilmente poderemos ficar, pois outras cidades já agendaram", relata.

Silvana Santos, 52, cozinheira, aproveitou à tarde desta quinta-feira para fazer o exame. Ela soube no sábado que a unidade móvel estaria em Prudente, e logo que pode, agendou. "O atendimento pelo SUS é demorado, e existe um processo que começa com o agendamento na unidade de saúde. Facilita bastante para a gente. A carreta deveria vir todos os anos", relata.

 

Atendimento


O atendimento na carreta, que é totalmente gratuito, precisa ser agendado. Para isso, basta a paciente ligar na Fundação do Hospital Regional do Câncer, pelo telefone 3223-3178. "É importante frisar que as pacientes entre 50 e 69 anos de idade não precisam de encaminhamento ou guias médicas, mas apenas do cartão SUS e RG . Já para as mulheres abaixo dos 50 anos, a guia médica é obrigatória", esclarece o departamento de comunicação da pasta estadual.

 

Estrutura


A carreta possui 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além de mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. "Na última semana de trabalhos na cidade, traremos um médico para fazer a ultrassonografia", comenta a supervisora do projeto.

As unidades móveis de mamografia contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.

 
Publicidade

Veja também