Projeto “RuAr” está de volta neste sábado, no João Domingos

Fernando Ávila, Igor Cardoso, Jéssica Kamarini, José Junqueira, Luis Valente, Mari Palhares e Tiago Munhoz prometem muita alegria pelo bairro, das 16h às 18h

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 25/02/2023
Horário 09:00
Foto: Gasalucinação
Por meio de uma van, artistas não esperam o público, mas sim levam alegria até ele
Por meio de uma van, artistas não esperam o público, mas sim levam alegria até ele

O espetáculo itinerante do Galpão da Lua, “RuAr”, está de volta neste sábado, com apresentações das 16h às 18h, pelas ruas do Conjunto Habitacional João Domingos Netto e adjacências, em Presidente Prudente. E nos dias 4 e 5 de março, também em outras localidades da cidade. Como já trouxemos em outras publicações neste jornal, o projeto “RuAr” circula com uma van, transformada em um carro alegórico circense, equipado com sistema de som e set de banda instalado no teto. O veículo estaciona num  local previamente determinado e os artistas Fernando Ávila, Igor Cardoso, Jéssica Kamarini, José Junqueira, Luis Valente, Mari Palhares e Tiago Munhoz começam a convidar e interagir com o público, apresentando uma sequência de cenas e números circenses. As apresentações duram, aproximadamente 20 minutos, em diferentes pontos de um trajeto.
Tiago Munhoz expõe que a recepção do público para o “RuAr” sempre foi algo sensacional. Inicialmente, quando criaram e estrearam esse trabalho, o cenário ainda era da pandemia da Covid-19. Dessa forma, o espetáculo foi criado para ser apresentado com todas as medidas de segurança e sem causar aglomeração. “Foi uma ideia que tivemos para poder fazer nosso trabalho artístico chegar até o público de forma presencial correndo pouco, ou nenhum risco de espalhar o vírus mortal que assombrou o mundo”, conta Tiago.   
Imagina nesse contexto de pandemia, em agosto de 2020, todos há meses sem sair de casa, sem contato com uma apresentação artística ao vivo. “Foi mágico, tanto para nós quanto para o público. Como artistas estávamos com muitas saudades de ver as pessoas, de apresentar, escutar as palmas, as risadas, sentir o calor do público”, lembra ele. 

Momentos emocionantes

Apresentar o “RuAr” sempre foi emocionante, saíam realizados das apresentações. “Sentíamos do público uma necessidade de ver, de participar, todos de máscara, na porta de casa, as risadas chegavam para nós sem os dentes, sem a boca, vinham pelo brilho dos olhos, pelo corpo chacoalhando de alegria. As crianças seguiam a van de bicicleta, a pé, do jeito que dava para não perder o circo sobre rodas de vista”. 
“Tínhamos que dispersar o público e mudar as apresentações de lugar para não correr o risco de causar aglomeração. Recebemos o carinho mais sincero e bonito das pessoas. Naquele momento a arte acontecia, a arte se mostrava com uma força enorme, chamávamos o projeto de ‘Um respiro de Arte em meio a Pandemia’”, recorda o ator palhaço   

RuAr ganhou a estrada

O espetáculo foi longe, e em dezembro de 2020, os artistas apresentaram o “RuAr” na Virada Cultural da capital paulista. De acordo com Tiago, desde a estreia foram dezenas de apresentações, passando por várias fases. 
No final de 2022, com projeto do Galpão da Lua contemplado no Edital do ProAC 33/2021 “Ações Locais / Favelas E Periferias", para a realização de seis apresentações em bairros de Presidente Prudente, o grupo teve a oportunidade de sentir a resposta do público sem tanta tensão que sentiram no auge da pandemia. 
Nessa fase, ele cita que as pessoas já não usavam máscaras, e eles não precisavam se preocupar em causar aglomeração. Até trabalhavam para aglomerar mesmo, e esse é o objetivo até agora. “O incrível é que a surpresa é a mesma, as pessoas ficam muito felizes quando o ‘RuAr’ chega. Felizes em saber que estão recebendo com exclusividade um espetáculo na porta da sua casa. A sensação que passa para nós é uma mistura de emoções, surpresa, alegria, prazer, é um encontro de emoções que só a arte de rua pode proporcionar. Viva a arte de rua!”, comemora Tiago Munhoz.

“RUAR” NA RUA
25 de fevereiro – das 16h às 18h, nas ruas do Conjunto Habitacional João Domingos Netto e adjacências
4 de março – das 16h às 18h, nas ruas do Jardim Vale do Sol e Parque Shiraiwa
5 de março – das 16h às 18h, nas ruas de diversos bairros da zona leste da cidade


 

Publicidade

Veja também