Projeto Sacoloteca movimenta alunos da Alayde Tortorella

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 28/11/2017
Horário 15:16

Uma das metas do plano de ação da Escola Municipal “Professora Alayde Tortorella Faria Motta” é de estreitar laços entre escola e família, pois entendemos que essa parceria é de extrema importância para o processo de aprendizagem dos alunos. Uma das formas encontrada pela escola para que ocorresse essa parceria foi através do Projeto Sacoloteca, contida no Plano de Ação da unidade escolar. Esse projeto ocorre em todas as 12 salas de aula da escola, onde duas crianças levam livros para realizar a leitura junto com a família.

 

Leitura

Com o sucesso do projeto resolvemos envolver também a leitura de jornal, para que as famílias possam também ter acesso as notícias e todas as partes que compõe o mesmo. Diariamente as professoras levam para a sala de aula um exemplar do jornal O Imparcial, faz apresentação das partes que compõe o jornal, lê algumas reportagens, geralmente escolhidas pelos alunos, ou a que mais chama a atenção do professor para posterior desenvolvimento e encaminhamento de atividades e conteúdos, em algumas salas a professora pede para um aluno fazer a leitura e faz debates com os alunos, onde eles precisam expor suas opiniões e escrever cartas opinativas.

 

Em casa

Ao final do período de aula, os professores entregam o jornal para um dos alunos da sala para levarem o jornal para casa, fazer a leitura com os pais e compartilhar as notícias. No dia seguinte, a professora abre um momento da aula para que os alunos possam expor a notícia que leu em casa com sua família.

 

Resultados positivos

Esse projeto vem acontecendo desde o início desse ano letivo e está trazendo resultados positivos, pois além de incentivar o acompanhamento do filho e aproximar a escola das famílias, estimula a fluência leitora e a compreensão de textos diversos. A sala fotografada é uma turma do 5º ano A da professora Andréa que realiza trabalhos diversos utilizando o suporte jornal.

Publicidade

Veja também