Projeto trabalha lógica e desperta criatividade entre estudantes

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 02/06/2016
Horário 10:16
 

O curso de programação de jogos e robôs Animoby Games, do Colégio Anglo Prudentino, realiza a 4ª Semana Lego, com um concurso de montagem do brinquedo. Na atividade, os alunos, com idade a partir dos 7 anos, que cursam os ensinos fundamental e médio, criam projetos com as peças, que podem ser mecanizados ou motorizados, envolvendo o conteúdo aprendido durante as aulas. O evento foi iniciado no dia 31 de maio e segue até amanhã. De acordo com o professor e coordenador do curso, Fernando Koyanagi, a competição conta com a participação de cerca de 100 alunos, que competem em duas categorias: melhor adaptação e melhor criação. No final haverá somente dois vencedores. "Para os alunos, a atividade é uma brincadeira, mas para nós, educadores, este exercício tem grande função de despertar a criatividade e trabalhar a lógica", comenta o docente.

Jornal O Imparcial Realizada no Anglo, 4ª Semana Lego segue até amanhã

Segundo Fernando, o Lego é recurso pedagógico "muito forte" para a escola, porque ajuda o estudante a tornar concreto o abstrato que está nas mentes. Tanto o curso como a evento trabalham os conceitos de matemática, geometria, física e robótica, e que os auxiliam a entender e aprender melhor os conceitos destas disciplinas na sala de aula. "Encaixar as peças, montar um sistema de engrenagem e imaginar um novo objeto a partir daqueles pedaços, exercitam os estudantes e mostram na prática a importância das ciências exatas, um campo que muitos deles não gostam, mas passam a olhar diferente", relata.

É o caso de Monique Policarpo, 9 anos, que ingressou no Animoby Games neste ano, e, com as atividades, passou a melhorar seu desempenho na escola. "Eu não entendia muito. Agora, vejo a matemática com mais facilidade. Essas atividades ajudaram bastante", relata. Lucas Contes, 9 anos, diz que seu desempenho com  as exatas também é outro. "Hoje as contas são bem mais fáceis para mim, porque passei a ver mais sentido nos números. Eles me ajudam a aplicar nos projetos", declara.

 

Autonomia

O Animoby Games utiliza uma metodologia que visa à autonomia da criança, na qual ela mesma pesquisa sobre novos assuntos em atividades teóricas e práticas, potencializando as habilidades e competências. O processo de aprendizagem é planejado de forma individualizada. O curso é oferecido pelo Colégio Anglo Prudentino como atividade extra-curricular, e é aberto também para alunos de outras escolas. Cerca de 55% dos alunos do curso são de outras instituições públicas e particulares da cidade, e é pago.
Publicidade

Veja também