Projetos literários são sempre e mais que bem vindos!

EDITORIAL -

Data 07/09/2022
Horário 04:15

O Brasil ainda enfrenta, infelizmente, um sério problema relacionado ao acesso à cultura. Além da falta de costume ou gosto pela leitura - a grande maioria alega falta de tempo ou paciência para ler um bom livro -, centenas de cidades no país não possuem, sequer, uma biblioteca pública. Porém, muito mais que espaço, as pessoas precisam também de incentivos. Ações que tornem o hábito de ler algo realmente prazeroso e não apenas uma obrigação.
Conforme matéria publicada na edição de hoje de O Imparcial, um novo projeto iniciado hoje em Presidente Prudente vem justamente com esse intuito: fomentar a prática da leitura, formar novos leitores e, ainda, possibilitar o acesso aos livros a quem não tem. 
Promovido pelo grupo Historias da Nana, o Bikeoteca na Praça - uma bicicleta projetada especialmente para a disposição de livros, com mais de 300 títulos destinados às pessoas de todas as idades - levará para três regiões da cidade, até o dia 18 deste mês, além de diferentes obras literárias, uma rica programação cultural, que inclui mediação de leitura, show musical, espetáculo circense, palhaçaria e muita contação de histórias. 
A estreia ocorre neste feriado na praça da Igreja São Pedro, na zona leste, a partir das 16h. E chegará ainda ao Conjunto Habitacional João Domingos Netto e ao distrito de Ameliópolis, sendo que cada local receberá dois dias de atrações.
O livro, independente do gênero ou do ano em que foi divulgado, se é um clássico literário ou último lançamento, é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade e para o crescimento intelectual do indivíduo. Os benefícios são inúmeros, tanto para o corpo, como para a mente.
A leitura dessas obras nas ruas bem como as apresentações que serão realizadas, além de distrair quem passa pelo local, devem fazer com que as pessoas soltem a imaginação, estimulando a criatividade e facilitando a escrita. Podem ainda melhorar a comunicação, ampliar o conhecimento, enriquecer o vocabulário e promover o senso crítico. Com certeza resultará em muitas e boas experiências!
Que este seja apenas o início de um longo “pedal”! Que o projeto seja ampliado, que muitos outros bairros sejam atendidos e o principal: que ele seja aproveitado!
 

Publicidade

Veja também