Pronunciamento confuso e atrapalhado

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 26/02/2021
Horário 03:35

Foi confuso o pronunciamento feito pela prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches (PV), nesta quinta-feira. Falou de seu gabinete junto com autoridades do Comitê de Contingenciamento da Covid-19. Primeiro, houve um leve atraso no início da transmissão pelo Facebook e, depois, quando começou, a imagem estava na vertical, impossível de ser retransmitida ou mesmo vista pelo público.

Preocupada com avanço da covid

A prefeita Bárbara se mostra preocupada com o crescimento de contágio da Covid-19 nas cidades em nosso entorno e também aqui em Presidente Venceslau, e solicitou à Policia Militar que a auxilie na fiscalização de pontos que possam estar fugindo ao controle determinado pelo Estado e por seu próprio decreto que ainda não foi divulgado, com aglomerações e desrespeito às normas de prevenção da doença.

Compreensão e disciplina

Bárbara Vilches mais uma vez pediu a participação popular para o controle da contaminação da Covid-19. Explicou sobre os problemas enfrentados com a falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na região. Disse que a cidade não viverá um "lockdown" e que o comércio vai continuar funcionando dentro das regras da fase vermelha, mas será fiscalizado o fluxo de pessoas com mais rigidez pelas autoridades de saúde, com auxílio da polícia.

Regras para supermercados

Nos supermercados, a prefeita pediu para que haja controle de entrada das pessoas e a medição de temperatura e higienização das mãos. Nas academias, o que disse é um tanto vago. Comentou que poderão continuar funcionando com horário reduzido e para atender individualmente pessoas que tenham necessidades especiais para condicionamento.

Somente a prefeita falou

Ao final, nenhuma das autoridades presentes falou sobre as novas normas. Bárbara agradeceu e voltou a reiterar que não serão feitas vistas grossas para qualquer um que desrespeitar as normas de prevenção.

Vereadora testou positivo

Na terça-feira passada, a vereadora Alessandra Colombo (PSL), de Presidente Venceslau, testou positivo para Covid-19. Teve sintomas leves da doença desde a outra semana e não percebeu que estava contaminada, participando na segunda-feira da sessão ordinária da Câmara Municipal. No outro dia sentiu febre, fez o teste e deu positivo.

Entrou em quarentena

Alessandra Colombo foi ao atendimento, recebeu medicação e entrou em quarentena. Até a quarta-feira passava bem, apenas com um pouco de dor de cabeça. Sua presença na Câmara Municipal levou uma preocupação extra para a casa, para funcionários e vereadores.

Vereador tácito alexandre fez exame

O vereador Tácito Alexandre (DEM) fez vídeo ontem nas redes sociais para demonstrar a todos que testou negativo para Covid-19. A preocupação dos vereadores e funcionários da Câmara Municipal se deu depois da testagem positiva da vereadora Alessandra Colombo, que participou da sessão da Câmara Municipal na segunda-feira passada. Tácito Alexandre mostrou o resultado do exame e disse que ficou aliviado e pode manter suas atividades com tranquilidade, inclusive os trabalhos legislativos.

Denúncia de emissário de água 

O leitor Aylton Tavares Avelino fez vídeo da situação do emissário de água criado pela administração municipal de Presidente Venceslau entre o centro da cidade e a Sumaré, para abastecer o bairro. O emissário passa por dentro do cemitério, com os canos no chão e algumas conexões com vazamento. 

Pediu a presença da cetesb

Aylton filmou a cena no cemitério e ao mesmo tempo fez uma narrativa. Denuncia estes canos e o perigo de contaminação da água. Após colocar o vídeo nas redes sociais, ligou para a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) pedindo a presença de um técnico para analisar a situação. A prefeita Bárbara Vilches foi contatada por esta coluna e disse que não há nada errado com a instalação do emissário.

Perigo da covid-19

Presidente Venceslau viveu um surto de Covid-19 na virada do ano. Em poucos dias, mais de 25 pessoas foram a óbito. Houve uma preocupação muito grande com a situação, que agora parece controlada. Mas os cuidados agora estão com as cidades próximas, Dracena e Presidente Epitácio. 

Fluxo de venceslauenses

O fluxo de venceslauenses para estas duas cidades é muito grande. Em Presidente Epitácio, além dos negócios naturais entre as duas comunidades, muitos a procuram por causa do turismo. Em Dracena, a situação é outra, pois o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de lá trata de pacientes venceslauenses e no momento existe um alto contágio de Covid-19 na cidade.

 

Publicidade

Veja também