Protocolo de denúncias para recolhimento de animais ao abrigo é definido em Prudente

Situações de maus-tratos e abandono devem ser relatadas por meio do canal 156; munidos das informações, veterinários farão visita para averiguar cenário

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/08/2022
Horário 15:43
Foto: Arquivo
Quando constatada situação de maus-tratos ou abandono, animais serão levados para abrigo
Quando constatada situação de maus-tratos ou abandono, animais serão levados para abrigo

A Prefeitura de Presidente Prudente definiu, em reunião realizada na manhã desta terça, o protocolo de denúncias para que o abrigo municipal de animais possa realizar o recolhimento de cães.

Conforme o que ficou acertado, todas as denúncias de maus-tratos e abandono deverão ser feitas pelo canal 156. Com as informações em mãos, os veterinários farão a visita para averiguar a situação. Se constatado caso de maus-tratos ou abandono, os animais serão levados para o abrigo. Já se forem encontrados animais com zoonoses, estes serão encaminhados para o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses)

O titular da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Fernando Luizari, salientou a importância de o CCZ e abrigo trabalharem em parceria, principalmente neste primeiro momento. "O abrigo de animais veio para somar ao CCZ. Dessa forma, vamos poder dar um atendimento de melhor qualidade para os animais que precisam de cuidados, tanto na questão da zoonose quanto no caso de tratamento para posterior adoção”, expõe.

Além de Luizari, participaram da reunião a titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Márcia Lima Dantas; o gerente do CCZ, Ricardo Santos, o Piska; a responsável pelo abrigo de animais, Cássia Calderan Cordobe; e a coordenadora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Vânia Maria Alves; além dos veterinários de ambas as instituições. 

O abrigo

O Abrigo de Animais “Luciana Laura Tereza Oliveira Catama” foi inaugurado no dia 22 de julho deste ano. O local busca atender animais em situação de abandono e vulnerabilidade. A construção foi viabilizada com recursos do MPE (Ministério Público Estadual) na ordem de R$ 1.053.998,66.

Além de veterinários efetivos, o espaço conta com o suporte de acadêmicos voluntários do curso de Medicina Veterinária da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Conforme a Semea, inicialmente, os trabalhos no local serão apenas com cães, uma vez que o gatil ainda não foi construído.

O nome do local presta homenagem a uma ativista que lutava pela causa da saúde animal em Prudente e faleceu em decorrência de um câncer.

A área com extensão de aproximadamente 5 mil metros quadrados é cercada por alambrado e dispõe de um canil com capacidade para abrigar em torno de 200 cães. Cada baia pode acomodar de três a quatro animais. Além disso, há uma quarentena para abrigar aqueles já tratados, sala de consultório veterinário e banho e tosa.

Publicidade

Veja também