Proximidade do inverno faz crescer vendas no comércio

O meteorologista do Instituto Climatempo,Vitor Kratz, relata que nos últimos dias de outono é comum os períodos de frio e tempo seco por conta das massas de ar polar.

PRUDENTE - Daniela Silveira

Data 16/06/2013
Horário 01:49
 

Além de ganhar espaço nas vitrines, as roupas de inverno impulsionam as vendas do comércio prudentino. A estação mais fria do ano inicia sexta-feira, mas muitas pessoas anteciparam as compras esperando a queda das temperaturas. Alguns estabelecimentos já montaram estratégias para chamar a atenção dos clientes, com promoções e novidades nos estoques. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente (Sincomércio), Vitalino Crellis, calcula que, na área central, a chegada do inverno fomenta em até 10% as vendas de roupas e calçados.

O meteorologista do Instituto Climatempo,Vitor Kratz, relata que nos últimos dias de outono é comum os períodos de frio e tempo seco por conta das massas de ar polar. "No inverno essas massas são mais intensas devido a pouca incidência dos raios solares", explica.

E com a variação nas temperaturas, os prudentinos já preparam o guarda-roupas para a próxima estação. "Quanto mais cai a temperatura, maior a tendência de aumento nas vendas", diz Crellis.

De olho nos consumidores, os lojistas investem em novas tendências e garantem os estoques. O proprietário da loja de confecções Giovan Malhas, Giovanni Tonet, conta que neste ano as vendas no mês de maio foram melhores que no mesmo período do ano passado. Por isso, teve que reabastecer os estoques.

A gerente da Patibum Modas, Maria Aparecida Soares, 32 anos, expõe que mesmo que a região não tenha um inverno rigoroso, as pessoas gostam de comprar e ter novidades no armário. "Por isso, muitas pessoas já garantiram novas roupas e acessórios", afirma.

Na loja Foyer Jeans, de acordo com a gerente Heliane Maria dos Santos Fervença, 53 anos, a vitrine exibe as novidades da coleção de inverno que traz casacos, jaquetas e calças.

 

Consumidores


A auxiliar de laboratório Jaine Oliveira da Silva, 26 anos, percebeu o "friozinho" e foi ao centro à procura de moletons e calças. "Como as temperaturas caíram, principalmente, a noite, é bom garantir algumas peças", comenta.

A bancária Vera Lucia adquiriu um casaco para presentear. "É uma peça que não pode faltar no guarda-roupa, por isso comprei e paguei barato, apenas R$ 39,90", relata. A estudante Crislaine Toledo dos Santos, 19 anos, expõe que comprou um abrigo para presentear o marido. "Como ele tem pouco, resolvi agradá-lo", diz.

Já a aposentada Marilene de Aguiar Mirandola, 63 anos, mora em Avaré (SP), mas toda vez que vem para Prudente não deixa de adquirir roupas. "Lá faz muito frio e aqui tem muitas novidades. Não posso deixar de levar".
Publicidade

Veja também