Prudente abre ano com saldo positivo na geração de empregos

Dados do Caged indicam 234 novos cargos de trabalho; serviços, indústria, construção civil e agropecuária tiveram resultado favorável, diferentemente do comércio

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 17/03/2024
Horário 05:00
Foto: Agência Brasília
Setor de serviços puxou retomada na geração de empregos em Prudente
Setor de serviços puxou retomada na geração de empregos em Prudente

Após fechar dezembro no negativo, a geração de empregos formais em Presidente Prudente abriu o ano em alta. De acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta sexta-feira, a capital do oeste paulista começou 2024 com saldo positivo de 234 novos cargos de trabalho. No total, foram 2.942 admissões e 2.708 desligamentos no primeiro mês do ano. O indicador do Caged mede a diferença entre contratações e demissões.

O setor de serviços puxou a retomada na geração de empregos, com saldo de 151 novos postos de trabalho (1.381 admissões e 1.207 desligamentos).  Os segmentos da indústria, construção e agropecuária também abriram o ano no positivo.

A indústria teve saldo de 101 novos empregos, sendo 518 admissões e 417 desligamentos; a construção apresentou resultado líquido de 26 novos postos de trabalho, com 206 admissões e 108 desligamentos; e a agropecuária registrou saldo positivo de 20 novos empregos, com 69 admissões e 49 desligamentos. 

O único segmento a ficar no vermelho em relação à geração de empregos foi o do comércio, que teve saldo negativo de 64 postos de trabalho. Em janeiro, o setor apresentou 855 demissões e 791 novos admitidos.

De acordo com o presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), Vitalino Crellis, nos primeiros meses do ano, a expectativa é de queda nas contratações, especialmente em janeiro e fevereiro.

“Isso se deve ao número de contratações temporárias no final do ano, com muitos contratos encerrando-se em janeiro. Por essa razão, enfatiza-se a importância da capacitação e dedicação dos funcionários para executarem um bom trabalho e estarem preparados para a efetivação”, realça Crellis. “A expectativa do Sincomércio é que o setor crie novas vagas de emprego conforme a demanda de cada empresário e a retomada da economia após as festas de fim de ano”, traça o presidente da entidade. 

Na perspectiva do presidente da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Raul Audi Jr., o cenário desfavorável na geração de empregos pelo segmento do comércio em janeiro também é comum, já que parte dos trabalhadores temporários contratados no fim do ano é desligada. “O comércio é um importante gerador de vagas na economia de Prudente. Ao longo do ano, verifica-se essa contribuição significativa e esperamos uma melhor performance nas contratações nos próximos meses”, projeta o presidente da associação. 

Comparação com dezembro

Prudente fechou o último mês de 2023 com saldo negativo na geração de empregos. Os dados do Caged indicaram naquela ocasião queda de 488 empregos no município. O único segmento econômico que teve saldo positivo no final do ano foi o da agropecuária, com resultado de 30 novos postos de trabalho (54 admissões e 24 desligamentos). Em janeiro, o segmento novamente fechou no positivo, porém retrocedeu a geração de empregos em 10 cargos em comparação com o mês anterior. 

Para o presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente, Carlos Biancardi, trata-se de um resultado positivo, mas somente por expressar a estabilidade no número de empregos no setor. “Prudente e municípios vizinhos possuem mais de 2 mil propriedades rurais. Portanto, um saldo de apenas 20 novas vagas expressa cautela dos produtores rurais quanto à expansão de suas atividades. De positivo, é ressaltar que isso é possível com emprego de novas tecnologias que possibilitam obter maior produtividade com emprego menor de mão de obra”, frisa Biancardi. 

O setor industrial, em dezembro de 2023, apresentou queda de 161 empregos (261 contratações e 422 desligamentos), segundo o Caged. Em janeiro, o segmento demonstrou fôlego e fechou com saldo de 101 novos empregos.

Para o diretor da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Itamar Júnior, o início da safra de cana-de-açúcar e a reativação das atividades em diversos setores foram os responsáveis pela alta em janeiro. “Depois de longos anos de dificuldade e com a queda dos juros da economia, esperamos uma aceleração. Agora a gente precisa ver se isso será sustentável. As expectativas estão se concretizando”, indica Itamar.

O setor de serviços, que teve a baixa mais significativa em dezembro, com saldo negativo de 201 postos (848 admissões e 1.049 demissões), também apresentou fôlego na retomada em janeiro, sendo o segmento que liderou a geração de empregos em Prudente no primeiro mês de 2024, com 151 novos postos de trabalho. 

Publicidade

Veja também