Prudente amplia imunização contra influenza para todos os públicos

Qualquer munícipe com mais de seis meses de idade pode ser imunizado em uma das 29 salas de vacinação da cidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 20/05/2025
Horário 12:26
Foto: Agência Brasil
Vacina oferece proteção contra três variantes do vírus influenza
Vacina oferece proteção contra três variantes do vírus influenza

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), informou que a campanha de vacinação contra a influenza foi ampliada para todos os públicos nesta terça-feira, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Com a medida, qualquer munícipe com mais de seis meses de idade já pode ser imunizado contra a influenza, vírus causador da gripe, em qualquer uma das 29 salas de vacinação de Prudente. As unidades funcionam das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

A vacina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é trivalente, ou seja, oferece proteção contra três variantes do vírus: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B, responsáveis pela maioria dos casos registrados atualmente.

Até o momento, de acordo com dados atualizados na sexta, foram vacinados 27.571 prudentinos, a maioria deles idosos, 14.706. Houve ainda 3.496 doses aplicadas em crianças, 468 em gestantes e 8.901 em outros grupos, como trabalhadores da saúde, da educação e pessoas com comorbidades, por exemplo.

Principais dúvidas

É possível tomar a vacina da gripe junto com outras vacinas, como a da Covid-19 ou da dengue?

A vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do calendário nacional, sem a necessidade de intervalo entre as aplicações.

A vacina da gripe causa reações?

Eventos adversos são pouco frequentes e, quando ocorrem, tendem a ser leves e autolimitados. Os sintomas mais comuns incluem dor no local da aplicação, febre baixa, dor muscular e mal-estar, geralmente desaparecendo em até 48 horas.

Quem está com sintomas de gripe ou Covid-19 pode se vacinar?

No caso de gripe ou Covid-19, é recomendado adiar a vacinação até o desaparecimento dos sintomas e febre.

Publicidade

Veja também