Todas as salas de vacina de Presidente Prudente já dispõem das doses de reforço da vacina contra a meningite, destinada a bebês com 12 meses de vida. De acordo com a nova orientação do Ministério da Saúde, o imunizante oferecerá uma proteção maior, pois, além do meningococo C, atuará contra outros três sorotipos da bactéria (A, W e Y), o que ajudará a prevenir casos de meningite bacteriana e infecção generalizada no sangue, a meningococcemia.
A supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, informa que os estoques das salas de vacina das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) foram abastecidos e estão prontos para atender a demanda.
O SUS (Sistema Único de Saúde) já oferece o imunizante ACWY nas unidades básicas de saúde, mas atualmente a vacina é aplicada dos 11 aos 14 anos. Já os bebês recebem três doses da vacina meningocócica C: duas doses aos três e aos seis meses de idade e o reforço aos 12 meses. Apenas a dose de reforço será modificada.
As crianças que já receberam três doses da meningocócica C não precisam receber a dose de reforço com a ACWY no momento. Mas aquelas não foram vacinadas aos 12 meses podem completar o esquema com a nova vacina, antes de completar cinco anos.