Prudente amplia proteção contra meningite com nova vacina para bebês de 12 meses

Dose de reforço passa a ser feita com a ACWY, que protege contra quatro sorotipos da bactéria; imunizantes já estão disponíveis em todas as salas de vacina do município

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 01/07/2025
Horário 16:33
Foto: Cedida
Imunizante ACWY está disponível em todas as salas de vacina de Prudente
Imunizante ACWY está disponível em todas as salas de vacina de Prudente

Todas as salas de vacina de Presidente Prudente já dispõem das doses de reforço da vacina contra a meningite, destinada a bebês com 12 meses de vida. De acordo com a nova orientação do Ministério da Saúde, o imunizante oferecerá uma proteção maior, pois, além do meningococo C, atuará contra outros três sorotipos da bactéria (A, W e Y), o que ajudará a prevenir casos de meningite bacteriana e infecção generalizada no sangue, a meningococcemia.

A supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, informa que os estoques das salas de vacina das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) foram abastecidos e estão prontos para atender a demanda.

O SUS (Sistema Único de Saúde) já oferece o imunizante ACWY nas unidades básicas de saúde, mas atualmente a vacina é aplicada dos 11 aos 14 anos. Já os bebês recebem três doses da vacina meningocócica C: duas doses aos três e aos seis meses de idade e o reforço aos 12 meses. Apenas a dose de reforço será modificada.

As crianças que já receberam três doses da meningocócica C não precisam receber a dose de reforço com a ACWY no momento. Mas aquelas não foram vacinadas aos 12 meses podem completar o esquema com a nova vacina, antes de completar cinco anos.

Publicidade

Veja também