Prudente amplia vacinação contra gripe para todos os públicos a partir de segunda

Doses serão ofertadas à população enquanto houver estoque e de acordo com distribuição feita pelo Estado; cidadãos podem procurar um dos 28 postos de saúde

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/05/2023
Horário 17:12
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Vacinação contra influenza contemplará todos os públicos a partir de segunda-feira
Vacinação contra influenza contemplará todos os públicos a partir de segunda-feira

Em Presidente Prudente, a campanha de vacinação contra o vírus da influenza, causador da gripe, será ampliada a todo o público acima de seis meses de idade a partir desta segunda-feira. A medida segue orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com a coordenadora técnica em saúde da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Vânia Maria Alves, as doses estarão disponíveis nas 28 unidades de saúde, das 7h30 às 16h30.

A vacinação será ofertada enquanto houver estoque e de acordo com a distribuição do GVE (Grupo de Vigilância do Estado).

Ainda segundo Vânia, a dose contra a gripe pode ser aplicada concomitantemente com a bivalente contra a Covid-19. Portanto, não é necessário que haja intervalo entre as doses.

Tipos do vírus

De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Segundo a pasta, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. "A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe", expõe.

Este imunobiológico oferecido no SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.

Medidas de prevenção

Além da vacinação orienta-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população. Medidas estas, comprovadamente eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como vírus da gripe.

  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;
  • Utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
  • Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;
  • Evite sair de casa em período de transmissão da doença;
  • Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);
  • Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
Publicidade

Veja também