O valor arrecadado com multas de trânsito em Prudente cresceu 86%, saltando de R$ 2.961.489,85 no ano retrasado para R$ 5.531.721,82 em 2016. Apesar de o aumento ser uma consequência natural da implantação de radares na cidade em meados de setembro do ano retrasado – funcionando por quatro meses em 2015 e por todo o ano passado - o titular da pasta de Finanças, Cadmo Lupércio Garcia, esclareceu que financeiramente a implantação dos dispositivos não é interessante para o município.
Controladores de velocidade funcionam em Prudente desde meados de setembro de 2015
Isso porque o gasto mensal para a manutenção do contrato com a empresa responsável pelos 28 controladores de velocidade em atividade em sete vias públicas é de aproximadamente R$ 370 mil por mês, ou seja, R$ 4,4 milhões por ano. Diante disso, ele ressalta que o intuito dos dispositivos não é melhorar a receita dos cofres públicos, mas os benefícios que os controladores trazem na diminuição e acidentes de trânsito no perímetro urbano.
O titular da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Osvaldo Francisco da Silva, por sua vez, informa que o objetivo dos radares "nunca foi arrecadar, mas mudar o comportamento dos condutores" – o que tem ocorrido conforme demonstram dados a respeito das ocorrências no trânsito de Prudente.
Em 2015 foram 1.215 acidentes com vítima e 3.297 que não vitimaram ninguém, enquanto em 2016 os números reduziram para 1.162 e 3.074, respectivamente. Os atropelamentos caíram de 117 para 109, os acidentes com motocicleta de 1.463 casos para 1.418 e as ocorrências que resultaram em vítimas fatais no local reduziram de 7 para 6 mortes.
Outros pontos
Além dos dispositivos já em atividade, a Semav anunciou no ano passado que estudava ampliar os radares para outras avenidas e ruas da cidade. Os equipamentos limitam a velocidade em 60 quilômetros/por hora e, como informado, poderiam ser implantados nas vias afastadas, como a Avenida Joaquim Constantino, que margeia a Rodovia Raposo Tavares (SP-270), além das avenidas Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira; Alvino Gomes Teixeira; Miguel Damha; Raimundo Maiolini; e Paulo Marcondes.
No entanto, Osvaldo já adiantou que, por enquanto, a pasta pretende apenas monitorar o funcionamento dos controladores que já existem na cidade, para que o implemento transmita credibilidade à população e desempenhe sua importante função no trânsito. Isso porque, no ano passado, mais de 2 mil multas foram canceladas devido ao mau funcionamento de um dispositivo, após aferição do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo).