Prudente avaliará proliferação do mosquito da dengue em 3,9 mil imóveis

Segundo levantamento dos índices Breteau e de Infestação Predial terá início na segunda, com duração de 15 dias; VEM pede que moradores autorizem entrada dos agentes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/04/2024
Horário 17:50
Foto: Arquivo/Secom
Agentes analisarão recipientes para definir quantidade de insetos em fase de desenvolvimento
Agentes analisarão recipientes para definir quantidade de insetos em fase de desenvolvimento

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), inicia nesta segunda-feira o segundo levantamento do IB (Índice Breteau) de 2024, com o objetivo de monitorar a proliferação do mosquito da dengue na cidade.

Nesta nova análise, o IB contemplará 3.962 imóveis nas sete áreas do município, definidos por sorteio, durante aproximadamente 15 dias. No período, as equipes visitarão uma média de 500 a 600 residências por área. Em cada casa, os recipientes serão analisados para o cálculo do IB e do IIP (Índice de Infestação Predial).

A supervisora da VEM, Elaine Bertacco, explica que, nesta primeira etapa, a equipe deve concluir a parte de campo em 15 dias, caso não haja intercorrências, como fortes chuvas, por exemplo. Em seguida, os dados serão analisados e digitalizados, o que deve ser concluído em mais 15 dias. A previsão é de que, em 30 dias, o resultado seja divulgado à imprensa e à toda a comunidade.

O IB é utilizado para definir a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento, entre eles o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e chikungunya. Vale lembrar que, em 2023, foram registrados 36.197 casos positivos de dengue e 24 óbitos em Prudente.

Para efetivar o trabalho, os moradores devem permitir a entrada do agente nas residências. Todos os servidores estarão devidamente identificados com uniformes e documentos, além de serem treinados para a efetivação do serviço.

Publicidade

Veja também