Prudente conta com 16 estações de 5G, porém, disponibilização depende das operadoras

Ao todo, são 15 pontos da Vivo e um da Tim; cidade está apta a receber a infraestrutura destinada à inovação de quinta geração desde o segundo dia de maio

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 10/12/2023
Horário 04:00
Foto: Freepik
Operadoras precisam contemplar município com a proporção de uma estação a cada 15 mil habitantes até 31 de julho de 2026
Operadoras precisam contemplar município com a proporção de uma estação a cada 15 mil habitantes até 31 de julho de 2026

De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), Presidente Prudente já conta com estações de 5G, que estão espalhadas por 16 pontos da zona urbana: 15 são da Vivo e um é da Tim. Porém, a disponibilização da tecnologia de quinta geração está condicionada ao planejamento individual de cada provedora de serviços. 

Em nota encaminhada à reportagem de O Imparcial, a Vivo relatou que o 5G da companhia está disponível em todas as capitais e cidades acima de 500 mil habitantes do país e “segue em rápida ampliação para os municípios acima de 200 mil habitantes”, no entanto, não indicou uma data específica para o início da cobertura 5G em Presidente Prudente. “A expansão da rede 5G para outras regiões é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas, demanda e autorizações para instalações de antenas”. 

A Tim seguiu a mesma linha de resposta da concorrente e pontuou que a operadora “já cobre 35% de toda a população urbana brasileira” e “continua a ampliar sua cobertura gradativamente, de acordo com a viabilidade técnica de cada região, inclusive no interior de São Paulo”.

Desde o começo de maio

Presidente Prudente está apta a receber a infraestrutura destinada à tecnologia de quinta geração desde o segundo dia de maio, conforme autorização concedida pelo Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz). 

As operadoras precisam contemplar o município com a proporção de uma estação a cada 15 mil habitantes até 31 de julho de 2026.

Localização das estações de 5G

A estação da Tim está localiza na Rua Ademar de Barros, 6, no Jardim Aviação. Já as 15 estações da Vivo estão localizadas na: 

•    Rua Doutor Gurgel, s/n, em frente ao número 149, no Centro;
•    Rua Tenente Nicolau Maffei, s/n, em frente ao 470, no Centro;
•    Rua Roberto Borghi, s/n, no Jardim Petrópolis;
•    Rua Tuiuti, 90, na Vila Mathilde Vieira;
•    Rua Rui Barbosa, 913, Cond. Res. Edifício Pereira Teotônio, no Centro;
•    Avenida Washington Luiz, 2491, Residencial Casemiro Bôscoli, no Jardim Paulista;
•    Estrada Municipal Bairro Cedro, s/n, Recanto Saganara, na Vila Nova Prudente;
•    Avenida JK (Juscelino Kubitschek), 3502, no Jardim Maracanã;
•    Avenida Getúlio Vargas, 106, Condomínio Edifício Portal do Bosque;
•    Avenida Marechal Deodoro, 400, Condomínio Edifício Virgílio Reis, na Vila São Jorge;
•    Avenida Washington Luiz, 840, Condomínio Edifício João Giglio, no Centro;
•    Rua Das Indústrias, s/n, no Jardim Eldorado;
•    Rua João Gianetti, 76, no Jardim São Luís;
•    Rua Mendes De Morais, 2530/2590, na Vila Paulo Roberto;
•    Rua Rui Barbosa, 315, no Centro. 

Foco da cobertura

A Anatel explica que, quanto aos bairros e regiões de cada cidade onde o sinal estará presente, cada prestadora possui sua estratégia de implantação e expansão da rede. Assim, algumas podem optar por iniciar com uma cobertura mais focada na região central, enquanto outras escolhem expandir para outros bairros, mas com menos densidade de estações no centro.
"Sendo assim, é natural que nesse momento inicial nem todas as operadoras atendam todas as regiões. A cobertura específica de cada uma das operadoras deverá ser divulgada pelas próprias", esclarece.

Leia mais

Operadoras podem solicitar à Prefeitura permissão para instalar antenas de 5G em Prudente

Mais 29 cidades da região podem contar com 5G a partir de segunda; veja quais

Publicidade

Veja também