Prudente disponibiliza 800 exames de radiografia para novembro

Procedimentos devem ser agendados pelos pacientes por meio de encaminhamento das UBSs e ESFs; em outubro, 253 pacientes marcaram, mas não compareceram

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/11/2021
Horário 17:22
Foto: Arquivo
Exames são realizados na UPA do Ana Jacinta, que conta com sistema digital de raio-x
Exames são realizados na UPA do Ana Jacinta, que conta com sistema digital de raio-x

Para o mês de novembro, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Presidente Prudente disponibiliza 800 exames de radiografia para serem agendados pelos pacientes por meio de encaminhamento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família).

No entanto, a pasta faz um alerta importante: em outubro, houve uma grande lacuna de pessoas que agendaram seus exames e não compareceram. Ao longo do mês, foram agendados 1.500 exames de raio-x, sendo que, deste total, 253 pacientes se ausentaram. Desta forma, cerca de 300 procedimentos foram perdidos. "Esses pacientes são avisados em relação ao dia e horário que devem comparecer e recebem todas as orientações", explica a responsável pela Central de Agendamento, Lucilene Cristina Silva Ferreira.

Os exames são realizados na UPA (Unidade do Pronto Atendimento) do Ana Jacinta, que conta com um sistema digital de raio-x. Os resultados são encaminhados para as unidades de saúde, com as imagens gravadas em CD e os laudos impressos, para que os médicos prescrevam os tratamentos, conforme a necessidade do caso. Para a emissão dos laudos, foram contratados radiologistas terceirizados, com custo abaixo da tabela SUS (Sistema Único de Saúde).

Publicidade

Veja também