Prudente é a 93ª cidade mais inteligente e conectada do país

Embora tenha caído 10 posições em relação a 2021, município permanece entre os 100 mais bem colocados no Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta terça

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/10/2022
Horário 13:25
Foto: Arquivo
Prudente figura em ranking que destaca as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil
Prudente figura em ranking que destaca as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil

Presidente Prudente é a 93ª cidade mais inteligente e conectada do país, de acordo com a edição de 2022 do Ranking Connected Smart Cities, divulgado pela Necta e Urban Systems nesta terça-feira. O município, no entanto, caiu 10 posições em relação aos resultados do ano passado, quando ocupou a 83ª posição no ranqueamento nacional.

No âmbito da região Sudeste, a capital do oeste paulista aparece em 54º lugar. Já no universo das cidades entre 100 mil e 500 mil habitantes, atinge a 50ª colocação.

Dois eixos foram impulsionados nesta edição no comparativo com o ano passado: saúde, que fez com que Prudente saltasse da 100ª posição em 2021 para a 65ª neste ano, e meio ambiente, que levou Prudente da 60ª posição no ano passado para a 51ª em 2022.

O titular da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), Helton Molina Sapia, destaca algumas ações nas duas áreas em que o município se destacou. No âmbito da saúde, estão o uso de tablets pelos agentes comunitários de saúde, o que, segundo ele, permitiu um atendimento que, “além de humanizado, é rápido, com informações em tempo real e integradas”; e a implantação da telemedicina, evitando que os cidadãos precisassem se locomover até os postos de saúde apenas para a consulta de retorno ou ainda facilitando o atendimento a pacientes com dificuldade de locomoção.

Já em termos de meio ambiente, Helton aponta a reciclagem dos materiais eletrônicos, serviço que agora conta com o certificado de processamento correto de todos os resíduos contaminantes.

Projetos em andamento

Quanto a outros eixos avaliados, como mobilidade, governança, empreendedorismo, educação, economia, urbanismo, tecnologia e inovação, e segurança, Prudente ficou de fora das 100 cidades mais bem colocadas, mas o secretário de Tecnologia ressalta que há projetos em andamento para alavancar o município nesse sentido. No entanto, por serem iniciativas de grande monta, demandam mais tempo para se tornarem realidades. Dentre eles, enfatiza a modernização da iluminação pública e a implantação de semáforos inteligentes.

Helton pontua que o conceito de cidade inteligente tem mudado nos últimos anos, pois o que antes era visto mais pela ótica de cidade digital, hoje precisa ser entendido como um município que olha para os aspectos de integração de tecnologias e aspectos criativos, sustentáveis e principalmente humanos da cidade. “O centro da atenção passa a ser o cidadão”, sintetiza.

Sobre o ranking

O Ranking Connected Smart Cities 2022 mapeia todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

“A plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

Foto: Arquivo - Para Setec, implantação da telemedicina contribuiu para impulsionar cidade no eixo da saúde

Foto: Arquivo - Reciclagem dos materiais eletrônicos tem certificado de processamento correto de todos os resíduos contaminantes

Publicidade

Veja também