Prudente é escolhida para sediar um dos cinco Centros-Piloto de Referência Queijeira do Estado

Projeto visa fortalecer produção e suprir falta de mão de obra qualificada; primeira capacitação já foi marcada para este mês e é voltada a especialistas

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 08/02/2026
Horário 07:30
Foto: Reprodução/Redes sociais
Colégio Agrícola receberá curso com participação do técnico francês Maxence Virelaude
Colégio Agrícola receberá curso com participação do técnico francês Maxence Virelaude

Presidente Prudente foi escolhida como sede de um dos cinco Centros-Piloto de Referência Queijeira do território paulista, como parte de um projeto que é fruto de cooperação internacional entre a Embaixada da França no Brasil e a SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo). Sendo assim, a cidade atuará como polo regional de disseminação tecnológica, formação de produtores e qualificação da produção artesanal de queijos.

A Etec (Escola Técnica Estadual) Professor Doutor Antônio Eufrásio de Toledo, conhecida como Colégio Agrícola, que integra o Centro Paula Souza, foi selecionada por reunir infraestrutura educacional adequada, capacidade técnica instalada e inserção regional na cadeia do leite, o que favorece a formação de profissionais e a disseminação de boas práticas, informa a SAA. Um curso voltado a pesquisadores, professores, produtores especializados e técnicos, que após a capacitação atuarão como multiplicadores da técnica por pelo menos um ano, já foi anunciado para o local.

A iniciativa é coordenada pela Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) Regional. “O objetivo é estruturar e formalizar a atividade, ampliando o número de produtores artesanais registrados e fortalecendo a produção de queijos especiais, especialmente os elaborados a partir de leite cru, que agregam valor e ampliam o nicho de mercado”, destaca a Secretaria de Agricultura.

O projeto, lançado em 2022, já capacitou em dezembro do ano passado 15 multiplicadores, que atuarão nos Centros-Piloto, etapa que marcou o início da implantação efetiva do modelo no Estado, explicou a pasta. “A coordenação geral é da pesquisadora Maria Isabel de Medeiros, da Apta Regional de Bauru [SP], com parceria do ITAL [Instituto de Tecnologia de Alimentos], Instituto de Zootecnia, Defesa Agropecuária e Associação Paulista do Queijo Artesanal”, indica a SAA.

O curso

A formação em Prudente, prevista para ocorrer entre os dias 23 e 27, contará com a participação do técnico francês Maxence Virelaude, vinculado às ENILs – escolas nacionais de laticínios da França. Ele vai abordar desde as boas práticas na ordenha e nutrição animal até técnicas avançadas de fabricação e aspectos regulatórios. 

“A iniciativa responde a uma das principais carências do setor, que é a falta de mão de obra qualificada, contribuindo para a valorização, segurança, qualidade e competitividade do queijo paulista e para o fortalecimento da cadeia produtiva regional”, ressalta a secretaria estadual.

O próprio Colégio Agrícola anunciou em suas redes sociais que recebeu visita da coordenadora da Apta Regional de Bauru, bem como da coordenadora de projetos da CGETEC/SEaD (Coordenadoria Geral de Ensino Médio e Técnico/Superintendência de Ensino e Pesquisa nas modalidades EaD e Aberta), Adriana Nunes, no fim de janeiro.

“O encontro, realizado com o superintendente da unidade, Plinio Carielo, e a docente zootecnista, Luciana Boulhosa Fabris, definiu os últimos detalhes do curso que acontecerá na nossa Etec. Serão cinco dias intensivos de formação. Um passo histórico para o fortalecimento da formação técnica e o desenvolvimento do setor queijeiro no Estado de São Paulo”, divulgou o Colégio Agrícola.

Publicidade

Veja também