Presidente Prudente é uma das 120 cidades paulistas que se destacaram na avaliação de fluência leitora no ano passado. A premiação ocorreu nesta terça-feira durante evento realizado pelo governo do Estado na Sala São Paulo, na capital.
Na última avaliação, feita no fim de 2023, o município apresentou índice de 6 de 10 pontos possíveis, com a participação de aproximadamente 1,8 mil estudantes.
A titular da Seduc (Secretaria Municipal de Educação), Marta de Andrade Primo de Oliveira, ressaltou a importância de participar deste momento. “É com muita alegria que recebemos esse prêmio em uma linda cerimônia. O sentimento que fica é de que estamos no caminho certo. Estamos avançando na aprendizagem dos nossos estudantes”, comenta.
Ainda conforme a secretária, a partir de agora, o objetivo é associar a avaliação de fluência leitora às demais avaliações, como Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e fazer a análise dos resultados obtidos e focar na melhoria dos indicadores a partir da aprendizagem significativa do ensino da língua, com incentivo à leitura e organização de projetos de leitura que envolvam a família e os gestores, além de garantir o desenvolvimento integral dos estudantes em processo de alfabetização.
O prefeito Ed Thomas (sem partido) parabenizou os alunos pelo bom desempenho e a equipe da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores, que aplicaram os testes e prepararam os alunos durante todo o ano.
São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
A fluência leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados à sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.
Este ano, a previsão é que a avaliação tenha duas edições, no fim do primeiro e do segundo semestre.
Na ocasião, também foi lançado o "Alfabetiza Juntos SP", uma iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 Diretorias de Ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade. A meta é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026.
Para isso, a Educação vai enviar material didático aos municípios, formar seus professores e ampliar a aplicação da avaliação da fluência leitora, um dos projetos em andamento desde o ano passado e que integra as ações do programa. Na última avaliação da fluência leitora, em dezembro de 2023, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes.