Prudente figura entre as 20 cidades “mais felizes” do país

 “Revista Bula” levou em conta indicadores que abordam temas como desenvolvimento humano, educação e violência para elencar os municípios do Brasil que se destacam no quesito felicidade

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 20/07/2018
Horário 06:15
Marcio Oliveira - Boa qualidade de vida, segurança e estabilidade financeira são pontos positivos de Prudente
Marcio Oliveira - Boa qualidade de vida, segurança e estabilidade financeira são pontos positivos de Prudente

No dicionário, a palavra felicidade é relatada como uma “qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar”. Ou seja, quando um ambiente se enquadra nessas características isso também o torna feliz. Bom, pelo menos é dessa forma que a cidade de Presidente Prudente é vista, uma vez que foi elencada pela “Revista Bula” como um dos 20 municípios brasileiros mais felizes do Brasil.

O periódico reuniu uma lista das cidades mais felizes do país. E para isso, embora o conceito do sentimento seja “subjetivo”, como dito pela revista, para que esse patamar fosse qualificado, ela levou em conta alguns indicadores, tais como: qualidade de vida, segurança e estabilidade financeira. Os dados foram cruzados e os nomes dos municípios apontados.

Aliás, dados esses que fazem parte de três pesquisas. Para medir o índice, a revista levou em conta o Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil de 2013, que classifica as cidades brasileiras de acordo com o seu respectivo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), isto é, “renda, longevidade e educação”, como afirma o periódico. Também foi consultado o Atlas da Violência de 2018, e um levantamento divulgado em 2017 pela consultoria Macroplan, que elegeu as 100 melhores cidades para morar.

Nas 20 cidades listada pelo periódico, Prudente está ao lado de Maringá (PR), que já foi reconhecida como a melhor cidade para viver no país. Ademais, a região já foi e ainda é considerada como uma das áreas mais seguras do Estado. A “Revista Bula” ressalta que a seleção não segue padrões científicos de análise e que as cidades estão organizadas em ordem alfabética, sem obedecer a critérios classificatórios. (Veja abaixo)

Influência social

Para a psicóloga Ieda Benedetti, quando o ambiente social é classificado como e na prática é realmente agradável, isso torna-se uma influência social para o ser humano. “Esse fator não é um todo na vida da pessoa, mas ele é uma parte importante, que vai trazer benefícios ou não, caso o local em que vive não seja feliz”, explica.

Ao analisar os pontos levados em conta na pesquisa, como educação e violência, Ieda vai além. Mais do que isso, ela pontua que outros fatores são importantes para tornar um lugar feliz e agradável. “Nós temos uma natureza muito forte em Prudente, um sol radiante e um calor que, mesmo às vezes visto como forte, é intenso, mas de modo que transmite vida. Isso sem falar da juventude, uma cidade universitária, cheia de jovens, coisas que contribuem para uma vivência de felicidade e harmoniosa”, completa.

Questionada se a falta desses pontos pode fomentar para o indivíduo se tornar violento ou triste, Ieda responde que a tristeza pode sim ser acentuada, mas a violência não, uma vez que isso envolve mais histórico familiar. “Nós estamos em lugar onde é possível ser feliz, sim. Temos exemplos de países com o IDH lá em cima, como Japão, Finlândia e Noruega, mas que a taxa de suicídio também acompanha”, pontua. Com isso, a psicóloga busca orientar que um local feliz sempre vai influenciar na vida das pessoas, de modo a torná-las mais resilientes.

MUNICÍPIOS MAIS FELIZES DO BRASIL

Águas de São Pedro (SP)

Americana (SP)

Araraquara (SP)

Balneário Camboriú (SC)

Blumenau (SC)

Botucatu (SP)

Brusque (SC)

Carlos Barbosa (RS)

Fernando de Noronha (PE)

Itajubá (MG)

Joaçaba (SC)

Jundiaí (SP)

Marília (SP)

Maringá (PR)

Presidente Prudente (SP)

São Caetano do Sul (SP)

Santos (SP)

Valinhos (SP)

Vila Velha (ES)

Vinhedo (SP)

Fonte: Revista Bula

Publicidade

Veja também