Foi inaugurado nesta quinta-feira, em Presidente Prudente, o primeiro serviço de acolhimento para idosos 100% financiado pelo Fundo Municipal do Idoso, cuja fonte de recursos é a destinação de parte do imposto de renda pelos contribuintes. O espaço fica na Rua Reverendo Coriolano, nº 675, no Jardim Aviação.
A casa acolherá 10 pessoas com mais de 60 anos e funcionará em regime de moradia, oferecendo alimentação, serviços de saúde e atividades sociais e culturais. Estão previstas oficinas diversas, como plantio de horta.
O ato inaugural contou com a presença do diretor da Associação “O Amor é a Resposta 60+”, Adilson Ferreira da Silva, responsável pela administração do serviço, e da coordenadora, assistente social Maria Helena Veiga Silvestre. Houve ainda a bênção das instalações pelo padre Anderson Félix da Silva.
A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) é responsável pela gestão da Central de Vagas, que recebe encaminhamentos da rede de proteção aos idosos, do MPE (Ministério Público Estadual), Defensoria Pública, entre outros atores da rede. Dados de julho indicam que a Central de Vagas registrou cerca de 30 idosos na lista de espera, entre homens e mulheres.
Segundo a coordenadora do Serviço de Acolhimento de Idoso, assistente social Maria Helena Veiga Silvestre, para manter o serviço o Fundo Municipal do Idoso fará o custeio mensal de cerca de R$ 80 mil. Ela destaca que esse valor está sendo aplicado na cidade em prol dos idosos, por meio da destinação de parte do imposto de renda. O recurso é revertido no custeio de todo o funcionamento, manutenção e equipe necessária ao serviço.
Maria Helena ressalta que a expectativa é ampliar a oferta de vagas conforme o planejamento, já que a casa comporta mais idosos. Inicialmente, são 10 vagas, destinadas a idosos com graus de dependência 2 e 3, ou seja, idosos com dependência parcial ou total.
Foto: Ananias Pinheiro/Secom - Espaço oferece moradia, alimentação e serviços de saúde e lazer