Prudente inclui lactantes no grupo prioritário para receber xepas de vacinas

Mulheres que estão amamentando devem fazer cadastro prévio; quando houver sobras de doses no fim do dia, equipe acionará essas munícipes

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/06/2021
Horário 17:30
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Lactantes serão contempladas com doses que sobram dos frascos
Lactantes serão contempladas com doses que sobram dos frascos

A Prefeitura de Presidente Prudente iniciou a imunização das lactantes (mães que estão em fase de amamentação) contra a Covid-19 por meio das doses que sobram no fim do expediente, as chamadas “xepas”.

Na cidade, o número de remanescentes de vacinas é pequeno, cerca de cinco por dia. Por isso, torna-se inviável abrir um cadastro geral para a população. “Por determinação do prefeito Ed Thomas [PSB], decidimos incluir as lactantes entre as prioridades para destinação das sobras de vacinas, mediante cadastramento prévio”, declarou a responsável pela VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Vânia Maria Alves.

As cidadãs a serem contempladas com a “xepa” estão sendo mapeadas pelo projeto “Lactantes pela Vacina”, idealizado por mulheres com o objetivo de estimular a vacinação deste público. Nas páginas do grupo nas redes sociais, está disponível um formulário em que a mulher lactante pode se inscrever. Aquelas acompanhadas pelas ESFs (Estratégias de Saúde da Família) e Banco de Leite também serão beneficiadas.

“É importante entender que a vacinação das lactantes será pela sobra, ou seja, não será aplicada na rotina das unidades de saúde. Quando houver sobra, nossa equipe vai ligar para esta mulher e pedir para que venha ao posto se vacinar”, alerta Vânia.

De acordo com a chefe da Vigilância, a lista de lactantes cadastradas será atendida em ordem alfabética e as ligações sempre ocorrerão no período da tarde, após às 15h.

O que é a “xepa”

Xepas são as doses que sobram dos frascos e que não podem ser aproveitadas no dia seguinte por causa do prazo de validade. Como não podem ser desperdiçadas, as unidades de saúde acionam pessoas de um público específico, perto do horário do encerramento diário da vacinação, para receber a vacina.

Lactantes pela vacina

Em Presidente Prudente, o Lactantes pela Vacina é coordenado por Isabella Plaszezeski e Mariana Teixeira, inspiradas por um movimento nacional que busca a imunização das mulheres que estão em fase de amamentação. Para as lactantes que desejam ser contempladas com a vacina da xepa, o formulário de inscrição é o forms.gle/qcLdDw8KaVyaDyJT7.

Publicidade

Veja também