A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, lançou na manhã desta sexta-feira, no Paço Municipal, o Censo da Pessoa com Deficiência, que tem como objetivo mapear a quantidade e o perfil dessa população em Prudente, considerando aspectos como gênero, tipo de deficiência e outras características.
Segundo a coordenadoria, a participação da comunidade é fundamental para a construção de políticas públicas mais inclusivas e alinhadas às necessidades reais. Para colaborar, basta responder ao questionário online disponível no site oficial da Prefeitura (presidenteprudente.sp.gov.br). Ao entrar na página, é preciso aguardar até aparecer o banner informando sobre a iniciativa e clicar sobre ele. O prazo para a resposta é até 31 de dezembro.
Na mesma ocasião, ocorreu a entrega do Selo Inclusivo e do Selo Empresa Amiga dos Autistas a instituições e empresas que se destacam no apoio à política de inclusão.
Receberam o Selo Empresa Amiga dos Autistas: Sofá Inbox, Energisa, IRPP (Instituto de Radiologia de Presidente Prudente) e a indústria Líder Alimentos.
Já o Selo Inclusivo foi concedido a outras 18 instituições, pessoas ou organizações: Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Toledo Prudente Centro Universitário, deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), Polo de Empregabilidade Inclusiva, Rotary Rosa dos Ventos, Rotary Presidente Prudente Sudoeste, Sucos Life, Fundo Social, deputado federal Fernando Marangoni (União-SP), Advocacia Rosinaldo Ramos, Gepitama (Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Escolar), APOP (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista), Poupacred e Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública).
O prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), agradeceu as empresas parceiras e destacou a importância de colaborarem com o município nesta política de inclusão. “Fica minha gratidão a cada empresa e a cada funcionário que está vestindo a camisa”, disse. O selo Empresa Amiga dos Autistas foi instituído pela lei nº 11.579, de autoria do vereador Edgar Caldeira (União Brasil) e sancionada em 25 de abril deste ano.
Segundo o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Carlos Augusto de Carvalho Filho, o Selo Inclusivo nasceu como forma reconhecer as organizações que contribuem com ações de inclusão. Segundo ele, a iniciativa valoriza as empresas que adotam a política interna de inserção de pessoas com TEA (transtorno do espectro autista).