Prudente movimenta economia em diferentes setores

Desde o campo até as indústrias, a capital do oeste paulista tem histórico de conquistas e crescimento nos segmentos

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 14/09/2021
Horário 04:06
Foto: Arquivo
Prudente apresenta perfil financeiro diversificado
Prudente apresenta perfil financeiro diversificado

O perfil financeiro de Presidente Prudente é bem diversificado, e movimenta a economia em setores variados, trazendo um diferencial para a cidade. Desde o campo até as indústrias, a capital do oeste paulista tem histórico de conquistas e crescimento nos segmentos, o que atrai empreendedores para a região. Durante a pandemia da Covid-19, muitos sentiram o impacto das paralisações, e estão na expectativa positiva de alavancar os negócios no próximo ano. 

Presidente Prudente é marcada pela força do comércio. No entanto, a pandemia impactou negativamente no crescimento do setor, quando alguns empresários não viram outra alternativa a não ser encerrar as atividades. Vitalino Crellis, presidente do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região), afirma que, historicamente, o segmento evoluiu bastante na cidade, um crescimento que tende a voltar à normalidade. 

“Estamos aguardando que a partir do ano que vem vamos ter condições melhores, esse ano ainda não. Prudente é uma cidade de grande porte e ela tem possibilidade de um crescimento bom”, explica. Fonte de emprego para muitas famílias, o comércio também desempregou muita gente devido à pandemia. Mas, com a retomada recente das atividades, boa parte retornou aos postos, outros ainda continuam em busca de oportunidades.

De acordo com Vitalino, as contratações estão paradas em sua maioria. “Não tem condições, a pessoa está vendendo os produtos que estão parados dentro da empresa, e vendendo barato. Então, a recuperação vai ser difícil”, lamenta. 

Setor de serviços

Ainda no setor terciário, o segmento de serviços representa 48% das empresas de Prudente e 38% dos postos de trabalho, respondendo por uma massa salarial de 39%, conforme afirma José Carlos Cavalcante, gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Em nível regional, empresas no município representam 38%. Os números apresentados demonstram a importância deste setor para o desenvolvimento da cidade. Assim como outros, também sofreu impacto da pandemia, principalmente meios de hospedagens, agências de viagens, eventos e alimentação fora do lar. 

“Com a flexibilização do Plano São Paulo e dinamismo do setor, temos presenciado uma recuperação satisfatória”, afirma o gerente do Sebrae. Conforme Cavalcante, o setor tem como pontos fortes a grande quantidade e variedade de prestadores de serviços e serviços especializados. “E por ser a maior cidade da região, atrai grande fluxo de pessoas para outros setores, o que a beneficia”, considera. Apesar das qualidades, lembra que, para impulsionar ainda mais, falta a melhoria da mobilidade urbana; ampliação de linhas de créditos; e intensificação da oferta de qualificação profissional para alguns segmentos.

Questionado sobre as expectativas para os próximos anos, a resposta é positiva. “De acordo com as pesquisas já divulgadas, o setor de serviços vem apresentando uma recuperação bastante satisfatória, e mantendo esta tendência as perspectivas são bastante promissoras”. 

presidente prudente se destaca em diversos setores da economia
Arquivo/Roberto Kawasaki - Comércio sofreu com os reflexos da pandemia 

Setor de indústria

O setor industrial em Prudente também é destaque, a exemplo da carne e açúcar, couro, som automotivo, metalúrgico, inclusive, fora do país, devido às exportações “O valor agregado de salários e renda é maior que os demais segmentos. E depois que o faturamento de indústria se torna superior que os demais, ela faz incremento importante para ajudar o comércio local e setor de serviços, ajudando no desenvolvimento”, afirma Wadir Olivetti Júnior, diretor regional do Ciesp/Fiesp (Centro e Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)

Em comparação com demais segmentos, nem todos os setores industriais sofreram reflexos da pandemia com a mesma intensidade, conforme analisa Wadir. “A indústria de Prudente é bem pulverizada, e graças a isso nossa cidade não sofre muito com altos e baixos de segmento específico quando a economia não vai bem. O setor continuará crescendo no final de 2021, mas vai começar forte o ano de 2022”, estima. “Nós somos prudentinos, torcemos pela nossa cidade e trabalhamos em prol do desenvolvimento dela e da região”. 

presidente prudente se destaca em diversos setores da economia
Arquivo/Roberto Kawasaki - Biancardi fala da importância da agropecuária

Setor da agropecuária

A agropecuária está na origem de Prudente. De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Presidente Prudente, Carlos Roberto Biancardi, por muito tempo a cidade foi destaque na produção de gado de elite, reprodutores e matrizes -  liderança que continua em evidência, assim como a produção de produtos derivados da pecuária bovina, que geram exportação. Além destes, também tem forte presença na produção de sementes forrageiras, produção de álcool e açúcar, dentre outros. “Quando a agropecuária vai bem, com certeza a cidade ganha muito com isso”, salienta Biancardi. 

Conforme o presidente do sindicato, no segmento do setor primário, os produtores têm buscado inovações, alternativas tecnológicas para os serviços, uma tendência que deverá crescer ao longo do tempo. “As pessoas vieram pra cá quando não existia cidade, com objetivo de começar as lavouras. Essa missão fundamental que os produtores tiveram permanece até hoje com o prosseguimento na atividade agropecuária, para manter os benefícios que é a produção de alimentos, comércio de equipamentos agrícolas. São pessoas fazendo a cidade crescer, tudo isso tem um peso fundamental na história de Prudente”.  

presidente prudente se destaca em diversos setores da economia
Foto: Matsuda/Cedida - Prudente tem forte presença na produção de sementes forrageira

Publicidade

Veja também