Prudente recebe MB Circo com o festival circense Interioranos

Programação terá espetáculos e oficina de sexta-feira a domingo, em diferentes pontos da cidade, e será gratuita

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 22/10/2025
Horário 08:45
Foto: Vinicius Mena
No domingo, às 17h, “Riso Show” - MB Circo, na praça da matriz do distrito de Floresta do Sul
No domingo, às 17h, “Riso Show” - MB Circo, na praça da matriz do distrito de Floresta do Sul

A renomada companhia circense MB Circo, de Piracicaba, estará em Presidente Prudente neste fim de semana, com o festival circense Interioranos. O evento, que conta com espetáculos e oficina circense, será realizado de sexta-feira a domingo, em diversos pontos da cidade, entre os quais o Galpão da Lua, Praça do Wi-fi no bairro João Domingos Netto e a Praça Matriz no distrito de Floresta do Sul, com entrada gratuita.

Realizada por intermédio do Edital de Fomento CultSP, do PNAB (Plano Nacional Aldir Blanc), do Ministério da Cultura, a temporada de “Interioranos: uma rede de afetos” passará por cinco cidades do Estado de São Paulo, sendo quatro do interior e uma do litoral.

Por onde passa, “Interioranos” oferece ao respeitável público, três espetáculos circenses: “A Alegria Contra-Ataca”, da Cia Moscas Volantes (Piracicaba); “Xinfrim”, da Cia Pé de Cana (Iracemápolis); e “Riso Show”, da MB Circo (Piracicaba), além de uma oficina circense indicada para todas as faixas etárias, ministrada pelo Coletivo Piracema. 

Para Dani Maimoni, palhaça da MB Circo e integrante da organização do evento, participar do “Interioranos” é vivenciar na prática, o valor da colaboração. “É a união entre artistas, companhias e pessoas do interior de São Paulo em torno de um objetivo comum: levar o circo e a arte a diferentes locais. Mais do que um festival, é um projeto itinerante que promove apresentações e oficinas com o apoio de grupos locais. Ao passar por cinco cidades, fortaleceremos a conexão entre os artistas e o público, demonstrando a força da cultura fora dos grandes centros”.

Para Fernando Ávila, integrante do Galpão da Lua, o festival Interioranos fortalece e celebra a cultura circense no interior paulista, aproximando o público prudentino de artistas que compartilham a mesma origem e o mesmo afeto pelo território. “Trata-se de valorizar o circo e a arte de rua como linguagens vivas, populares, que inspiram, emocionam e provocam o encontro do público com os artistas e com a arte. Mais do que uma programação artística, o festival representa um gesto coletivo de resistência e celebração da cultura viva no interior, onde o riso e a poesia continuam a mover comunidades inteiras”.

Importante ressaltar que, visando a acessibilidade das inúmeras plateias, todos os espetáculos contarão com intérpretes de Libras e autodescrição.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (24)

Das 14h às 17h30
Oficina circense com o Coletivo Piracema, no Galpão da Lua (Rua Júlio Tiezzi, 130)
Inscrições no local

20h
“A Alegria Contra-Ataca”, da Cia. Moscas Volante, no Galpão da Lua 
Nélson do Bigodinho é um palhaço itinerante que faz de tudo para surpreender sua plateia! Entre números clássicos do circo tradicional e novas cenas hilariantes, esse carismático palhaço tira da sua mala diversão garantida para todas as idades!
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre

Sábado (25)
20h
“Xinfrim” da Cia Pé de Cana - na Praça do Wi-fi, no bairro João Domingos Netto
Em “Xinfrim”, o público confere as peripécias de uma trupe mambembe após ter percorrido treze estados brasileiros. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio das linguagens circense, da música e da palhaçaria, um trio de palhaços demonstra um pouco da bagagem acumulada pelos caminhos, compartilhando de forma poética e divertida essas experiências com a plateia.
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Domingo (26)
17h
“Riso Show”, da MB Circo, na praça da matriz do distrito de Floresta do Sul
Ao propor um espetáculo de palhaçaria musical, a MB Circo lança mão de instrumentos convencionais, como guitarra, cavaco, trombone e percussão, em uma mistura com invenções inusitadas e excêntricas, entre as quais instrumentos reciclados, feitos de cano de PVC, de teclado de computador e de garrafas de plástico. Isso tudo, é claro, dentro de gags e esquetes hilárias da tradição do palhaço, que também se somam à virtuose circense do malabarismo.
Duração: 55 minutos
Classificação: Livre

SAIBA MAIS
MB Circo

Com 12 anos de trajetória na produção artística circense, três espetáculos autorais no repertório e mais de mil apresentações realizadas, a MB Circo, fundada em 2013 no interior de São Paulo por Bruno Peruzzi e Danieli Maimoni, já circulou por 11 Estados brasileiros, atravessou fronteiras com uma circulação na Argentina e segue presente no circuito dos principais festivais e eventos de circo e teatro do Brasil. Tendo como foco a palhaçaria, a companhia conta com uma equipe experiente de profissionais, entre artistas, produtores e técnicos, sendo responsável pela produção de projetos culturais de fomento direto e indireto, intervenções circenses e musicais, oficinas e vivências, mostras artísticas, circulação de espetáculos e eventos temáticos.

Luma Ruiz

“A Alegria Contra-Ataca” - Cia Moscas Volantes, na sexta, às 20h, no Galpão da Lua

Del Rodrigues

“Xinfrim” - Cia Pé de Cana, no ábado, às 20h, na Praça do Wi-fi, no bairro João Domingos Netto

Publicidade

Veja também