Prudente registra 90 denúncias de violência contra idosos em 2025

No primeiro semestre, equipe de assistência social atendeu 64 vítimas no Creas; neste sábado, haverá caminhada de conscientização no centro da cidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/06/2025
Horário 15:45
Foto: Agência Brasil
Junho Violeta alerta sobre diferentes tipos de violência que afetam população idosa
Junho Violeta alerta sobre diferentes tipos de violência que afetam população idosa

Será realizada neste sábado, em Presidente Prudente, a 2ª Caminhada “Viva Bem, Seja Feliz”, em alusão ao Junho Violeta, campanha que alerta sobre os diferentes tipos de violência que afetam a população idosa. De janeiro a junho deste ano, o Disque 100 recebeu 90 denúncias de violência contra a pessoa idosa em Prudente, sendo a maioria de abandono e maus-tratos. A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) atendeu no mesmo período 64 idosos vítimas de algum tipo de violência no Creas (Centro de Referência Especializada da Assistência Social).

A concentração acontece às 9h, no Camelódromo, na Avenida Brasil. O percurso seguirá pelo calçadão até a Praça Nove de Julho, onde haverá um momento final com orientações, diálogos e serviços voltados à comunidade. A ideia é minimizar o número de denúncias.

A ação é organizada pela APIV (Associação de Incentivo à Vida), com participação da Coordenadoria da Pessoa Idosa de Prudente e demais entidades que atuam com o público idoso no município. “Atendemos cerca de 300 idosos em praças, Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e outros projetos sociais. Falar sobre violência contra a pessoa idosa é mais do que necessário, é um compromisso com o bem-estar e a dignidade da nossa população 60+”, destacou o coordenador municipal da Pessoa Idosa, Caio Neves Damato.

Para a coordenadora da APIV, Carla Diana, a caminhada contribui para dar visibilidade ao tema. “Todos os projetos que atuam com idosos em Prudente estarão unidos nesse momento de conscientização. A informação é o primeiro passo para prevenir qualquer tipo de violência”, afirmou a coordenadora.

A campanha Junho Violeta foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e tem o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo é alertar sobre agressões físicas, psicológicas, financeiras, negligência, abandono e até abusos praticados em instituições, todas consideradas formas de violência que precisam ser combatidas e denunciadas.

Como denunciar

  • Disque 100: canal do governo federal, gratuito e disponível 24 horas por dia, além de ser sigiloso;
  • Polícia Militar: pelo 190 em caso de emergência;
  • Delegacias: qualquer cidadão pode registrar denúncia presencialmente.
Publicidade

Veja também