Será realizada neste sábado, em Presidente Prudente, a 2ª Caminhada “Viva Bem, Seja Feliz”, em alusão ao Junho Violeta, campanha que alerta sobre os diferentes tipos de violência que afetam a população idosa. De janeiro a junho deste ano, o Disque 100 recebeu 90 denúncias de violência contra a pessoa idosa em Prudente, sendo a maioria de abandono e maus-tratos. A SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) atendeu no mesmo período 64 idosos vítimas de algum tipo de violência no Creas (Centro de Referência Especializada da Assistência Social).
A concentração acontece às 9h, no Camelódromo, na Avenida Brasil. O percurso seguirá pelo calçadão até a Praça Nove de Julho, onde haverá um momento final com orientações, diálogos e serviços voltados à comunidade. A ideia é minimizar o número de denúncias.
A ação é organizada pela APIV (Associação de Incentivo à Vida), com participação da Coordenadoria da Pessoa Idosa de Prudente e demais entidades que atuam com o público idoso no município. “Atendemos cerca de 300 idosos em praças, Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e outros projetos sociais. Falar sobre violência contra a pessoa idosa é mais do que necessário, é um compromisso com o bem-estar e a dignidade da nossa população 60+”, destacou o coordenador municipal da Pessoa Idosa, Caio Neves Damato.
Para a coordenadora da APIV, Carla Diana, a caminhada contribui para dar visibilidade ao tema. “Todos os projetos que atuam com idosos em Prudente estarão unidos nesse momento de conscientização. A informação é o primeiro passo para prevenir qualquer tipo de violência”, afirmou a coordenadora.
A campanha Junho Violeta foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) e tem o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo é alertar sobre agressões físicas, psicológicas, financeiras, negligência, abandono e até abusos praticados em instituições, todas consideradas formas de violência que precisam ser combatidas e denunciadas.
Como denunciar
- Disque 100: canal do governo federal, gratuito e disponível 24 horas por dia, além de ser sigiloso;
- Polícia Militar: pelo 190 em caso de emergência;
- Delegacias: qualquer cidadão pode registrar denúncia presencialmente.