Prudente registra um incêndio em residência a cada dois dias em 2024

Até esta segunda, foram 4 ocorrências em imóveis, o que levou Defesa Civil a alertar sobre necessidade de adotar cuidados relacionados a instalações, fiações e uso de fogão e gás

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/01/2024
Horário 17:30
Foto: Defesa Civil
No domingo, incêndio de grandes proporções destruiu parte de residência no Jardim das Rosas
No domingo, incêndio de grandes proporções destruiu parte de residência no Jardim das Rosas

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, alertou sobre o aumento registrado nas ocorrências de incêndio em residências neste início de 2024. Até esta segunda-feira, foram quatro casos, uma média de um incêndio a cada dois dias.

No domingo, um incêndio de grandes proporções destruiu parte de uma residência no Jardim das Rosas, que precisou ser interditada pelo órgão. Durante os trabalhos da perícia realizada pela Polícia Técnico-Científica, houve uma reignição do fogo, que foi controlado pelos brigadistas Denis Felipe e Otavio Gregório, da Defesa Civil Municipal.

Conforme o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea, a população precisa ficar alerta e ter alguns cuidados quanto à prevenção para evitar os incêndios em residências, que podem ocorrer devido a instalações elétricas malfeitas, fiação antiga ou sobrecarga.

“É preciso evitar equipamentos ligados por muitas horas, como ventiladores ou carregadores de celular. Cuidado para não esquecer panelas no fogo, já que acontece o aumento de temperatura até que ela atinja o nível de ignição. É importante também verificar a validade da mangueira e do registro de gás. Caso estejam fora do prazo de validade, oferecem risco”, comentou Renato.

O coordenador ainda explica que a Defesa Civil Municipal é acionada pelo Cobom (Centro de Operações do Corpo de Bombeiros) nos casos de incêndio em residência para dar apoio, prestando auxílio no combate ao fogo quando necessário, mas principalmente realizando a vistoria na edificação e promovendo ações de ajuda humanitária.

O órgão orienta à população que, em caso de incêndio, é preciso acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Publicidade

Veja também