Prudente revoga obrigatoriedade do uso de máscaras em unidades de saúde e transporte coletivo

Medida já havia sido flexibilizada em março pelo governo estadual, mas Prefeitura publicou decreto com suspensão no município nesta segunda-feira

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/05/2023
Horário 14:42
Foto: Fiocruz
Uso de máscaras em unidades de saúde e transporte coletivo deixa de ser obrigatório em Prudente
Uso de máscaras em unidades de saúde e transporte coletivo deixa de ser obrigatório em Prudente

A Prefeitura de Presidente Prudente publicou nesta segunda-feira, no Diário Oficial do município, um decreto que revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial em locais destinados à prestação de serviços de saúde e nos meios de transporte coletivo de passageiros e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque.

A medida, assinada pelo prefeito Ed Thomas (sem partido) e pelo titular da Secad (Secretaria Municipal de Administração), João Donizete Veloso dos Santos, leva em conta o decreto estadual nº 67.529, de 3 de março deste ano, que suspendeu a obrigatoriedade de usar a proteção nos espaços de acesso ao público localizados no território estadual.

No início deste mês, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que, após mais de três anos, a Covid-19 não representa mais emergência em saúde pública de importância internacional, mas problema de saúde estabelecido e contínuo.

Conforme a Agência Brasil, membros do Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS destacaram a tendência decrescente de mortes por Covid-19, o declínio nas hospitalizações e nas internações em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) causadas pelo vírus e os altos níveis de imunidade da população. 

“Entretanto, isso não significa que a Covid-19 chegou ao fim enquanto ameaça global de saúde”, afirmou na oportunidade o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Publicidade

Veja também