Prudente sedia 2ª Conferência de Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil

Evento será realizado em dois dias, 12 e 26 de maio, na OAB, abordando o tema: “Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes e seus desafios”

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/05/2023
Horário 09:05
Foto: Getty Images/iStockphoto
Evento será realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Evento será realizado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Ocorre nesta sexta-feira, das 9h às 12h, e no dia 26, das 19h às 21h, na sede da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Presidente Prudente, a 2ª Conferência de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil, com o tema “Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes e seus desafios”. 
Conforme a diretora da 2ª Subseção da OAB, Viviane de Castro Gabriel Segatto, o evento é voltado aos profissionais de educação, advogados, estudantes, conselhos tutelares, Conselhos da Infância e Juventude, contudo, também é aberto ao público em geral. Todos receberão certificado de participação.
Segundo Viviane, o tema é de repercussão nacional e o evento será realizado em Presidente Prudente em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio. 
“Entendemos que a função da OAB na cidade é auxiliar e proporcionar um ambiente saudável de debate de todos os temas em pauta em nossa sociedade, e esse não seria diferente”, explica a diretora, sobre a importância de debater essa agenda no município.

SERVIÇO
Interessados em participar do evento as inscrições estão sendo feitas pelo número (18) 3221-0641 (ligação ou Whatsapp) da 29ª Subseção da OAB Prudente, que fica na Rua Dr. João Gonçalves Foz, 885, Jardim Marupiara, em Presidente Prudente.

PROGRAMAÇÃO 

DIA 12

Alex Pessoa - Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Vinculado ao Laprev (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência)
TEMA: “Violência sexual contra crianças e adolescentes: retratos da desproteção e alternativas para o enfrentamento de desafios”.

Foto: Cedida

Gilson Amâncio - Promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo, mestre em Direito Penal Econômico, professor de Direito Processual Penal e Direito Penal na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e no curso de pós-graduação em Direito Penal e Processual da UEL (Universidade Estadual de Londrina).
TEMA: “Proteção jurídica da criança contra a violência doméstica” 

Foto: Cedida

Andrea Silva Albas Cassionato - Mestre em Ciências Jurídicas pela Unicesumar. Doutoranda em Direito da UNISC (Universidade de Santa Cruz) do Sul e integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas de Inclusão Social e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens da UNISC. 
TEMA: “A importância do diagnóstico para elaboração de políticas públicas em defesa de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual”

Foto: Cedida

DIA 26

Ariel de Castro Alves – secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, advogado, especialista em políticas públicas de direitos humanos e segurança pública pela PUC- SP; ex-presidente da Comissão de Adoção e Convivência Familiar de Crianças e Adolescentes da OAB/SP. Foi Membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Também foi presidente do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo e integrante das Comissões da Criança e do Adolescente e de Ação Social da OAB/SP. Foi Presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo (secretário municipal da Criança e Adolescente), coordenador do Grupo de Trabalho Criança Prioridade do Consórcio Intermunicipal do ABC e um dos fundadores da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Nacional. Foi coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos. Recebeu prêmios de direitos humanos e condecorações da Assembleia Legislativa de São Paulo; da ONG (organização não governamental), Cidade Escola Aprendiz e do TST (Tribunal Superior do Trabalho), pela defesa dos direitos da infância e juventude. Foi professor da Faculdade Paulista de Serviço Social e do Curso de Políticas Públicas para a Infância e Juventude da Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e presidente do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Foto: Cedida

Jeová Pereira – presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente OAB/Prudente, integrante da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente OAB/São Paulo.
TEMA: “Fluxo Violência Sexual - Crianças e Adolescentes”

Foto: Cedida

Marcos Akira – promotor de Justiça da Infância e Juventude de Presidente Prudente 

Foto: Cedida

Foto: Cedida


Viviane Segatto é diretora da 2ª Subseção da OAB Prudente 

Publicidade

Veja também