Prudente segue em situação de alerta para proliferação do mosquito da dengue, aponta estudo

Resultados dos índices Breteau e de infestação predial ficaram em 2,2 e 1,9, respectivamente; cenário mais alarmante foi observado em bairros da região sudoeste

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/11/2023
Horário 17:33
Foto: Prefeitura de Prudente
Prefeitura divulgou resultados do quarto levantamento de infestação do mosquito da dengue neste ano
Prefeitura divulgou resultados do quarto levantamento de infestação do mosquito da dengue neste ano

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), divulgou os novos resultados do IB (Índice Breteau) e do IIP (Índice de Infestação Predial), referentes ao quarto levantamento realizado neste ano. A cidade está classificada como "em situação de alerta em relação à dengue", com índice predial de 1,9 e Breteau de 2,2. De acordo com o Ministério da Saúde, IIP entre 1 e 4 é considerado estágio de alerta.

Resumidamente, a cada 100 imóveis pesquisados em Prudente no último levantamento, foram encontrados 2,2 recipientes contendo larvas do Aedes aegypti, aponta o IB. Já em relação ao IIP, a cada 100 imóveis pesquisados, 1,9 deles continha larvas do mosquito.

No município, a área 1 é a mais crítica, com 3,6 no índice predial e 3,8 no Breteau. Esta localidade compreende os bairros da região sudoeste, como Ana Jacinta, Mário Amato, jardins Vale do Sol, Alto da Boa Vista, Tropical e Villa Real e os residenciais Damha e adjacências.

O menor índice está na área 3, com 0,84 no índice predial e 1,05 no Breteau. Esse setor compreende a área do Jardim Bongiovani, Vila Industrial e demais bairros entre Parque do Povo e a Rodovia Raposo Tavares (SP-270).

"Para conter o avanço e a proliferação da dengue na cidade, diversas ações estão sendo executadas pela Prefeitura por meio da VEM, que continua com o trabalho educativo junto à comunidade, com reuniões que já estão ocorrendo. Outras ações serão intensificadas e haverá intervenções que estão sendo discutidas, a fim de serem implantadas em parceria com o Comitê da Dengue. O período crítico em relação à proliferação da doença vai de outubro até março e abril do próximo ano", expõe a Prefeitura.

Publicidade

Veja também