Prudente soma 200 confirmações de dengue

Segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, há 1.216 notificações: 468 já foram descartadas e 548 aguardam resultados

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 12/02/2020
Horário 06:18
Arquivo - Conforme a VEM, maiores índices de casos foram registrados nas áreas 4 e 7
Arquivo - Conforme a VEM, maiores índices de casos foram registrados nas áreas 4 e 7

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), confirmou ontem mais 56 casos de dengue em Presidente Prudente. Com isso, o município contabiliza 200 registros positivos. O órgão informa ainda que há 1.216 notificações. Deste montante, 468 já foram descartadas e outras 548 aguardam resultados.

Em relação às áreas, os maiores índices de casos foram registrados nas áreas 4 e 7, sendo, pela ordem, 56 e 52 confirmações. A primeira citada é composta por bairros como Planaltina, Cambuci, Itapura, José Rotta, entre outros, enquanto a segunda pelo Morada do Sol, Belo Galindo, Guanabara, e outros.

Na sequência, com 22 casos, a área 2, sendo esta compreendida por bairros como Santa Paula, Cedral, Cohab, e outros. Com 18 registros em cada, aparecem as áreas 5 e 6. A primeira é a centro-norte, sendo a Vila Estádio, Ocidental, Aviação, e outros; enquanto a segunda é a noroeste, sendo Maré Mansa, São Paulo, Iguaçu, e outros.

Com 16 casos, tem a área 1, com bairros como Vale do Sol, Ana Jacinta, Vista do Vale. Já a área 3, a centro-sul, permanece com 15 confirmações. Esta é compreendida pelos jardins Colina, São Jorge, Bongiovani, Cinquentenário, e outros. Por fim, a área 101, que são os distritos, permanece com três casos.

Vale lembrar que ontem, após receber o inseticida da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), a VEM deu início à nebulização costal, que tem como foco exterminar o mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, na fase adulta. O serviço foi iniciado pela área 4, que, além de registrar o maior número de casos positivos, tem IB (Índice Breteau) apontado em 10,9 e IIP (Índice de Infestação Predial) em 7,4.

SEMANA ESTADUAL

DE MOBILIZAÇÃO

Vale lembrar que segue até sexta-feira a Semana Estadual de Mobilização Contra o Mosquito Aedes aegypti. Hoje, das 8h às 9h, em parceria com o grupo da Melhor Idade do Jardim Everest, haverá coleta de materiais inservíveis no entorno da quadra poliesportiva, nas proximidades do antigo CT (Centro de Treinamento) do Grêmio Prudente. Já em conjunto com as equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) do João Domingos Netto, terá mutirão de limpeza no bairro no período matutino.

Na quinta-feira, o grupo da Melhor Idade da Vila Iti recebe a equipe de IEC (Informação, Educação e Comunicação) da VEM, que proferirá orientações sobre prevenção e eliminação de criadouros. Já na sexta, além do convite para faxina em toda cidade, haverá ações com os grupos da Melhor Idade do Parque Shiraiwa e Ana Jacinta, das 8h às 9h.

Como não há caminhões disponíveis para a semana estadual, é importante que o cidadão faça toda adequação possível. Para descartes de entulhos, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) conta com o cata-treco, que pode ser acionado pelo 3906-3001. 

Publicidade

Veja também