Prudente tem 119 pessoas em situação de rua cadastradas pela SAS

Em 2019, cerca de 200 viviam em situação de rua no município, o que representa um queda de 40,5%; Prefeitura intensificou o serviço de acolhimento à população neste inverno

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 01/08/2021
Horário 08:50
Foto: Weverson Nascimento
Cerca de 119 pessoas vivem em situação de rua no município
Cerca de 119 pessoas vivem em situação de rua no município

Neste inverno, Presidente Prudente chegou a registrar uma das menores temperaturas do Estado de São Paulo e a 10ª menor registrada na série histórica dos últimos 55 anos na cidade. Diante deste cenário marcado por um frio intenso, muitos moradores em situações de rua acabaram expostos às baixas temperaturas. No início deste mês, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) relatou que 119 pessoas vivem em situação de rua na cidade, número inferior ao registrado há dois anos. Em 2019, conforme noticiou este diário, cerca de 200 pessoas viviam em situação de rua no município, o que representa um queda de 40,5%. Contudo, munido com o zelo e cuidado com o próximo, o município realiza um serviço de acolhimento que tem por objetivo resgatá-los das ruas a fim de oferecer um local de aconchego.

Diante da previsão de frio intenso no oeste paulista, a Defesa Civil do Estado cedeu colchões e cobertores para a Defesa Civil Municipal de Presidente Prudente, que, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza uma operação neste período de baixas temperaturas. Nesta quarta-feira, data que contava com prognóstico de baixas temperas, a secretaria organizou uma ação de acolhimento das pessoas em situação de rua. Conforme a Prefeitura, a ação contou com a participação do prefeito Ed Thomas (PSB) e da secretária Clélia Regina Barbalho Tomazini. A ação envolveu equipes de abordagem da SAS e da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil.

“As equipes de abordagem distribuíram cobertas, roupas de frio e ofertaram os serviços de acolhimento disponíveis”, explica o Executivo. As equipes percorreram o Terminal Rodoviário “Comendador José Lemes Soares”, Parque do Povo, Estação Ferroviária, Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi e área próxima ao Almoxarifado Central, entre outros locais.

 

Serviço de acolhimento

Para acolhimento deste público, a Prefeitura disponibiliza dois lugares específicos. Um deles é o Sapru (Serviço de Acolhimento à População de Rua), antiga Casa de Passagem, que habitualmente tem capacidade de acolher 50 pessoas, como detalha a titular da SAS. A pasta também possui o serviço de acolhimento provisório para pessoas em situação de rua, que hoje está localizado no Estádio Municipal Caetano Peretti. O local fornece alimentação, acolhimento, banho, vestuário e atendimento psicossocial, além de funcionar 24 horas.

Outra opção é o Creas-Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), que oferece atendimento psicossocial, orientação, banho, café da manhã e vestuário no PUM (Parque de Uso Múltiplo), como reflexo da preocupação com a Covid-19. Por lá, grupos religiosos e entidades também desenvolvem ações de auxílio aos moradores de rua, como lembrado pela titular da SAS. “Contamos com a parceria de igrejas e entidades que também fazem atendimento ao público, como por exemplo, o corte de cabelo. Essa parceria é fundamental para o município”, enfatiza.

O município também possui equipe de abordagem social, a qual realiza abordagem diurna e noturna nos pontos onde há maior concentração de moradores de rua, convidando-os para o serviço de acolhimento. “Para aqueles que não querem acolhimento são doados cobertores e roupas”.

SERVIÇO
A Prefeitura de Presidente Prudente ressalta que, em caso de necessidade, as solicitações de ajuda poderão ser feitas pelos telefones da Defesa Civil (18 99744-0199, 24 horas); Assistência Social (18 99679-5037, 24 horas, e 3221-1797); e Creas-Pop (18 3223-8273).

 

 

Publicidade

Veja também