A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), divulgou alerta aos usuários do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) sobre a importância de manter as informações sempre atualizadas, como forma de evitar bloqueios e até cancelamentos de benefícios. O município conta hoje com 25.162 famílias cadastradas no CadÚnico, instrumento do governo federal que identifica e caracteriza a população de baixa renda, sendo a porta de entrada para diversos programas sociais, como o Bolsa Família, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ariane Jacintho, a atualização deve ser feita a cada 24 meses ou se tiver alguma mudança nas informações da última entrevista. “Um cadastro desatualizado é considerado inválido e todo e qualquer benefício que a família receba pode ser bloqueado e até mesmo cancelado”, explica.
Todas as famílias inscritas no CadÚnico devem manter seus dados atualizados. No entanto, é ainda mais importante para aquelas que recebem algum benefício social (Bolsa Família, BPC, Tarifa Social etc.); tiveram mudanças na composição familiar (nascimento, falecimento, casamento, separação, saída ou entrada de algum membro); tiveram alteração de endereço; ou tiveram mudança na renda familiar (aumento ou diminuição).
Para fazer a atualização, basta se dirigir ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da residência, munido do documento de identificação (RG, CPF ou CNH) e comprovante de residência. Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone 3221-1797.