Prudentina tem obra selecionada para o 3º Prêmio Oscar Niemeyer

Projeto trata-se de um estúdio localizado no Jardim Paulista, em Presidente Prudente, que alinhou a otimização dos custos e o tempo de construção

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 02/08/2020
Horário 05:24
Pedro Kok: Estúdio no Jardim Paulista conta com 220 metros quadrados Foto: Pedro Kok: Estúdio no Jardim Paulista conta com 220 metros quadrados

Arquiteta prudentina, Cristiana Pasquini, está entre os 20 brasileiros selecionados para participar da 3º edição do Prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana (ON Prize), e compor exposição na Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito, Equador, em novembro deste ano. A produção selecionada trata-se de um estúdio localizado na rua Doutor Francisco Morato de Oliveira, no Jardim Paulista, em Presidente Prudente, que alinhou a otimização dos custos e o tempo de construção.

De acordo com a arquiteta e docente, no final de 2019 ela e, consequentemente, seu estúdio (grupoDEArquitetura), recebeu a premiação anual do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), categoria projeto comercial, com a mesma obra. Conforme noticiado por este diário na época, a premiação contemplou os avanços e desafios na produção da arquitetura e urbanismo contemporâneos nacionais, que oferece reconhecimento às propostas engenhosas e significativas para o desenvolvimento da técnica, do conhecimento e do ambiente construído em diálogo com a natureza, a sociedade, a economia e a cultura.

Após esta conquista, Cristiana Pasquini foi convidada para participar da 3º edição do Prêmio Oscar Niemeyer com seu projeto arquitetônico. “Primeiro foi uma surpresa ter o nosso trabalho reconhecido em esfera nacional e, principalmente, representar o nosso país. Só tem arquitetos de esferas grandiosas e escritórios que já atuam em nível internacional. Para a gente é honra estar ao lado desses profissionais que nos espelhavam e, hoje, estamos no mesmo patamar”.

O projeto selecionado, segundo ela, além de um custo barato, também contou com a confiança da cliente Maristela Moreno. “É importante que entendam que a Arquitetura é uma parceria entre o profissional e o cliente. Neste caso, ela ouviu 100% das propostas que foram alinhadas pensando nas necessidades dela”, pontua. O estúdio de 220 metros quadrados que comporta serviços de clínica de estética foi construído em 6 meses. “Ele conta com iluminação e ventilação natural, que proporcionou, inclusive, que ela continuasse com seus atendimentos mesmo em tempos de pandemia”.

Prêmio On Prize

O prêmio Oscar Niemeyer de Arquitetura Latino-Americana (ON Prize), surgiu como uma iniciativa da Redbaal (Rede Bienal da Arquitetura da América latina), fundada em 2012 na Bienal Panamericana de Arquitetura de Quito. O prêmio reconhece o nome de um arquiteto icônico da américa latina, Oscar Niemeyer, cuja obra foi valorizada e reconhecida no Brasil, na América latina e no mundo.

No caso das obras brasileiras, coube ao IAB, membro da Fapa (Federação Pan-americana de Arquitetos) e da UIA (União Internacional dos Arquitetos), a indicação das obras, conforme descreve o próprio Instituto. “No evento que ocorrerá em Quito, Equador, serão concedidos prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugar considerando seus valores arquitetônicos e tecnológicos e sua relação com o contexto, com os aspectos sociais, culturais e ambiental. O júri também poderá conceder até duas menções honrosas”. Ao todo 21 países concorrem ao prêmio.

Grupo

O grupoDEArquitetura é um escritório que se organiza a partir da ideia de compartilhamento e trabalho coletivo. Cristiana, a arquiteta fundadora, formada pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) em 1996, trabalhava como docente na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), onde contribuiu com as instalações dos cursos de Design e de Arquitetura e Urbanismo, no qual lecionou de 2004 até o final do primeiro semestre de 2019. Em 2011, ao fim do curso de mestrado na FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), aflorou na arquiteta o desejo da consolidação de um grupo que pudesse compartilhar reflexões, experiências e trabalho. Cristiana também é fundadora da Escola Aberta no Galpão, que oferece cursos livres, encontros e oficinas para profissionais da área.

 

Beto Carrieri
Cristiana Pasquini
Cristiana Pasquini está entre os 20 brasileiros selecionados para o prêmio

Fotos: Pedro Kok

Veja também