Prudentina tem pé ferido em ataque de peixe dourado no Mato Grosso do Sul

Turista visitava balneário localizado às margens do Rio Formoso, em Bonito; ela recebeu tratamento necessário e está em processo de recuperação, aponta parque

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 11/04/2024
Horário 17:59
Foto: Divulgação/Christian Dalgas Frisch
À esquerda, pé ferido de turista prudentina após ataque de dourado; à direita, imagem do Salminus brasiliensis
À esquerda, pé ferido de turista prudentina após ataque de dourado; à direita, imagem do Salminus brasiliensis

Uma turista de Presidente Prudente teve o pé ferido pela mordida de um peixe dourado (Salminus brasiliensis) em um parque localizado às margens do Rio Formoso, em Bonito, no Mato Grosso do Sul. O acidente ocorreu nesta quarta-feira.

Em nota publicada nas redes sociais, o Balneário do Sol informou que os guarda-vidas agiram de forma imediata, "com agilidade e cuidado", proporcionando os primeiros-socorros antes de sua transferência ao hospital pela equipe do Corpo de Bombeiros. "Felizmente, ela está recebendo o tratamento necessário e encontra-se em processo de recuperação", afirma.

A prudentina foi encaminhada para o hospital municipal de Bonito. A reportagem solicitou à instituição atualizações sobre o estado de saúde da paciente, mas não recebeu resposta até o fechamento deste texto.

O parque onde ocorreu o acidente enfatizou que, embora esteja situado "em meio a uma natureza exuberante, onde a vida selvagem surpreende de formas inesperadas, incidentes como este são extremamente raros".

"A segurança de nossos visitantes é nossa prioridade e estamos continuamente comprometidos em tomar todas as medidas possíveis para garantir uma experiência segura e agradável para todos", acrescenta.

“Ataques são raros"

Em nota oficial sobre o acidente, a Prefeitura de Bonito (MS) informa que o dourado é um peixe que tem, por natureza, um comportamento predador, porém, “os ataques a seres humanos são muito raros e, na maioria dos casos, acontecem por fatores externos que alteram o comportamento do peixe, como por exemplo, o fornecimento de alimentos a estes animais, muitas vezes oferecidos pelos próprios visitantes”. “Por isso recomendamos muito que não alimentem os animais silvestres, sejam os peixes, os macacos, ou qualquer outro que estiver presente no atrativo, porque, com isso, interferimos na cadeia alimentar desse animal e podemos provocar atitudes incomuns neles”.

A Prefeitura de Bonito esclarece não ter informações sobre a presença de alimentos na hora do acidente, apenas que a visitante estava “batendo” com os pés na água quando foi surpreendida pelo peixe, o que, segundo especialistas, também pode provocar uma reação no animal, visto que os membros, ao baterem repetidamente na água, podem ser confundidos com presas pelo dourado. “De qualquer forma, reforçamos que esse tipo de acidente é muito incomum e nos raros casos em que acontecem provocam apenas pequenos cortes, nunca tendo sido registrado em nosso município, um caso semelhante ao ocorrido na última quarta-feira [10]".
 

Publicidade

Veja também