Prudentino é convocado para seleção de kung fu

PERÍODO DE TESTES Tiago Nunes começa preparação em dezembro, em Campinas

Esportes - PAULO TAROCO

Data 02/11/2017
Horário 12:16

A terceira colocação no Campeonato Brasileiro de Kung Fu, categoria sanda(combate), continua rendendo bons frutos ao atleta Tiago Nunes, de 17 anos, de Presidente Prudente. Após a disputa nacional, realizada no começo de setembro, em Cuiabá (MT), a CBKFW (Confederação Brasileira de Kung Fu Wushu) divulgou uma lista de atletas convocados para o início de um período de testes e treinamentos. Dentro do planejamento, que tem como foco a participação da equipe nacional em competições sul-americanas e mundiais no próximo ano, os primeiros testes e treinamentos começam a partir do dia 9 de dezembro, em Campinas (SP). O período será dirigido pelo técnico Antônio Silva, ex-atleta da seleção brasileira.

Atualmente Tiago Nunes é atleta da categoria juvenil, sanda, três estrelas – dentro de uma graduação que vai até a nona estrela. O prudentino começou no kung fu há cerca de quatro anos, motivado pelo contato que tinha antes com outras artes e lutas, como a capoeira, além de filmes que assistia sobre o esporte.

Desde o início o lutador é um dos integrantes da equipe Semepp (Secretaria Municipal de Esportes de Presidente Prudente), treinado por Maria Michelon Dias. O prudentino iniciou a participação em competições pela categoria tradicional (demonstração e combate menos competitivo), mas em pouco tempo já competia também na categoria sanda. “Vejo isso como o fruto de um trabalho que iniciamos há cerca de quatro anos, não só meu. Fico feliz com a convocação, agora é manter o trabalho focado na oportunidade e na responsabilidade que vem com ela”, diz.

Não diferente de Tiago Nunes, a treinadora do atleta também aponta para o valor do resultado do trabalho, que ainda poderá render muito fruto ao kung fu prudentino. “O Tiago é jovem, tem muitas competições pela frente e não chegou à seleção por um acaso. Por isso, ele pode ser referencial e servir como incentivo a outros jovens atletas, pois tem superado muitas barreiras para colher tudo isso”, afirma a treinadora.

Publicidade

Veja também