Prudentino se destaca na arte de confeccionar instrumentos

Luthier Rafael Soler conta que a profissão surgiu da necessidade de fazer manutenção em seus próprios violões e guitarras até que, em outubro, inaugurou uma loja própria

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 03/12/2020
Horário 08:00
Foto: Weverson Nascimento
Rafael e uma dedicação ímpar pelos instrumentos, seja arrumando-os ou fabricando-os
Rafael e uma dedicação ímpar pelos instrumentos, seja arrumando-os ou fabricando-os

É chamado de luthier o profissional especializado na fabricação ou no reparo de instrumentos musicais. E Rafael Soler, que é uma das autoridades no assunto em Presidente Prudente, acaba de realizar um sonho que vinha sendo alimentado há algum tempo: inaugurar sua loja própria, fato este que ocorreu em outubro, dando vida à R. Soler Guitar Shop, um estabelecimento que oferece instrumentos a pronta entrega, linha de peças e acessórios, equipamentos seminovos, e luthieria completa de cordas, no centro da cidade.
O interesse de Rafael pelos instrumentos e a dedicação em arrumá-los não é de hoje. Ele conta que começou a tocar violão e guitarra aos 13 anos e, na época, quase não havia professores na cidade. E quando seus instrumentos precisavam de algum ajuste ou manutenção, ele não tinha a quem recorrer. “Com isso comecei a tentar eu mesmo fazer as manutenções e ajustes que iam surgindo. E quando menos percebi, meus amigos estavam trazendo os instrumentos deles pra eu regular e arrumar. Foi ai que percebi que poderia ganhar dinheiro com isso”, lembra Rafael.
A loja que ele abriu é direcionada totalmente às cordas. “Já vinha investindo na minha oficina de fabricação de guitarras e baixos há mais de três anos e, nesse tempo, fui amadurecendo a ideia de ter minha loja, ser independente. Com a chegada da pandemia, fui desligado da empresa que trabalhei nos últimos 16 anos e a rescisão me deu os recursos que faltavam pra tirar o desejo do coração e colocá-lo em prática, materializá-lo”, expõe feliz o luthier prudentino, que atua como músico há mais de 20 anos. 

“SÃO MUITAS HORAS DE CONVERSA COM O CLIENTE, EU DIGO QUE É QUASE UM ‘NAMORO’, POIS QUANDO ESTOU FAZENDO UM INSTRUMENTO POR ENCOMENDA, PASSO MAIS TEMPO FALANDO COM O CLIENTE DO QUE COM A MINHA NAMORADA [RISOS]”
Rafael Soler

Quanto às expectativas com o novo negócio, uma vez que o momento ainda é de incertezas para muitos por conta da Covid-19, Rafael diz estar bem otimista, pois a área da música não para. “Nesses momentos de quarentena muita gente passou a ter mais tempo ainda pra pegar seu instrumento e praticar, pra relaxar e se divertir em casa mesmo. Tenho certeza que logo a economia vai reagir e no final sairemos mais fortes do que entramos nessa pandemia”, confia o profissional.

Um produto diferenciado

É natural do ser humano buscar referências em tudo na vida. E Rafael exalta alguns profissionais que admira e respeita muito, como Vander, da GRS Custom de Campo Grande (MS), Matheus Canalli, de Marau (RS), Ivan Freitas da Music Maker e Marcio Zaganin, ambos de São Paulo. 
Além do que já foi citado no início desta matéria, muitos desconhecem a profissão e se perguntam: mas o que mais faz um luthier? Rafael explica que existem ramificações dentro do segmento, e que geralmente se vê por ai profissional que só trabalha com metais (instrumentos de sopro), outros com clássicos (violino, viola de arco, violão celo, etc) e só de teclas (piano).
Muitos podem ainda perguntar qual o diferencial de um instrumento feito de forma artesanal? E Rafael tem a resposta na ponta da língua! “É totalmente diferente de comprar um instrumento industrializado. Em minha loja, por exemplo, o cliente consegue reunir detalhes e nuances que ele nunca encontraria em um instrumento feito em série. O instrumento é feito exatamente com todas as características que a pessoa sempre sonhou, como peso, espessura, toda parte de ergonomia. Além disso, modelo e acabamento são diferenciados”, enfatiza Rafae,l explicando ainda que, em média, a produção de um instrumento artesanal leva 90 dias. 
“São muitas horas de conversa com o cliente, eu digo que é quase um ‘namoro’, pois quando estou fazendo um instrumento por encomenda, passo mais tempo falando com o cliente do que com a minha namorada [risos]”, brinca o luthier.

SERVIÇO
A R. Soler Guitar Shop está localizada na Rua Reverendo Coriolano 2.116, centro de Presidente Prudente.
O atendimento é das 9h às 19h.

Foto: Weverson Nascimento

Serviços e produtos são oferecidos na R. Soler Guitar Shop


 

Publicidade

Veja também